sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Educação e prevenção são as metas da campanha do Novembro Azul em Caxias 


A Prefeitura  está realizando a Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo reforçar as ações de atenção ao público masculino durante todo o mês, para a prevenção do câncer de próstata. As atividades estão sendo desenvolvidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), órgão da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a campanha estão sendo desenvolvidos diversos serviços de saúde gratuitos à população, bem como, palestras educativas sobre a o câncer de próstata, blitz educativa, distribuição de panfletos informativos, além da realização exames preventivos em diversas unidades de saúde.

A campanha teve início na segunda-feira (17), com palestras de prevenção sobre o câncer de próstata para os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses.  Na manhã de terça-feira (19), o CTA promoveu o “Café Azul”, evento alusivo à campanha, no Pronto Atendimento Médico (PAM).  Dando continuidade a programação, na quarta-feira (19), a palestra de prevenção foi realizada para os PMs da Quartel da Polícia Militar e hoje (20) a palestra aconteceu no CTA, com os pacientes do Serviço de Assistência Especializada – SAE. O próximo evento será uma blitz educativa com a distribuição de panfletos pelo centro da cidade, que acontecerá na sexta-feira (21).

A coordenadora do CTA, Maria José, reforça a necessidade dos homens em cuidarem da melhor da saúde para evitar doenças. “A ideia desta mobilização é incentivar a questão da prevenção, do cuidado com a saúde. Este é um momento de aproveitar para realizar alguns exames, não apenas em relação à próstata, mas também prevenir qualquer outra que possa aparecer”, diz ela.

A campanha pretende destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, os setores envolvidos com realização local da campanha esperam conscientizar os homens da importância de manter em dia os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças.

FIQUEM ATENTOS

Na maioria dos homens, o câncer de próstata não apresenta qualquer sintoma na fase inicial. Entretanto, alguns homens podem sentir os sintomas que geralmente são dor ao urinar, vontade frequente de urinar, presença de sangue e/ou sêmen na urina.

Entretanto, a ausência de sintomas não significa que não exista o problema. Convém relembrar que os sintomas descritos podem também ser causados pela HPV ou pela prostatite. Somente o médico urologista pode determinar o diagnóstico correto.

as informações são da ASCOM