quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Cai a taxa de homicídio em Caxias

Segundo estudo realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania do município, baseado em dados da Vigilância Epidemiológica e Polícia Militar, a taxa de homicídios em Caxias nos anos de 2013 e 2014 apresenta uma significativa redução, considerando os números do ano anterior.

Em 2012 a taxa de homicídios era de 53,77% para cada 100 mil habitantes. Em 2013 este índice baixou para 38,08%. Este ano, até o mês de setembro, esta taxa está em 27,4%.

  
De acordo com o secretário de Segurança, Silvínio Rocha, essas sucessivas reduções se devem a vários fatores, entre eles, a melhoria na iluminação pública, a intensificação do combate ao tráfico de drogas pelas polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária. Além disto, houve a implantação do Gabinete de Gestão Integrada e do Sistema de Videomonitoramento. Outras iniciativas como a adoção de políticas públicas transversais desenvolvidas pelas Secretarias de Esporte, da Mulher e Ação Social têm impacto preventivo direto nos índices de segurança.

Para o secretário de Segurança Pública, as taxas ainda estão altas quando comparadas com o estabelecido pela Organização Mundial de Saúde, que é de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes. Porém, houve avanços haja visto a contribuição do Município no setor de Segurança, que compete ao Governo do Estado. “Caxias seguramente é o único município do estado do Maranhão que tem participado ativamente das discussões e das ações voltadas para a segurança pública”, conclui o secretário.

as informações são da ASCOM