segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Audiências publicas na zona rural para a discussão sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico

Contemplando os três distritos da zona rural de Caxias, a prefeitura municipal está trabalhando na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Caxias (PMSB). Para isso, foram realizadas audiências públicas nos povoados Brejinho (1° distrito), Nazaré do Bruno (2° distrito) e Cabeceira dos Cavalos (3° distrito).

Brejinho foi o primeiro povoado visitado pelos técnicos que compõem o Comitê Executivo do plano, técnicos do SAAE, da Secretaria de Limpeza Pública, SEPLAN, Meio Ambiente, Educação, SINFRA, Secretaria de Saúde e Gabinete do Prefeito. A reunião ocorreu no dia 14 e contou com a participação de pais, mães, alunos da Unidade Integrada Mun. Gov. Pedro Neiva de Santana e moradores de povoados próximos.

Em Nazaré do Bruno, a comunidade acolheu a caravana do PMSB com empolgação e participação ativa. A população foi mobilizada pelo Comitê Executivo do plano e pelas professoras da U.I. Mun. N. S. de Nazaré, onde ocorreu a reunião na última quinta-feira (11). Como aconteceu no Brejinho, após o entendimento dos quatro eixos do plano: água; esgotamento sanitário; resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais; facilitado por ferramentas audiovisuais, cartilhas e folders, foram organizados grupos de debates divididos pelos eixos.

O destaque ficou na construção das demandas percebidas pela comunidade, a exemplo da ideia levantada por eles, quanto à implantação de hidrômetros para conter o desperdício e levar água de qualidade para toda a população.

A professora e moradora do povoado Nazaré do Bruno, Elis Regina Oliveira Moras (38), falou da importância do poder público municipal ouvir as comunidades durante o planejamento de ações voltadas ao próprio cidadão. "Reconhecemos a importância da prefeitura vir aqui ouvir a gente, saber por nós mesmos das nossas necessidades e chegou a nos surpreender a força de vontade, o interesse de nossa comunidade em participar e dar sua contribuição para a construção do plano de saneamento de Caxias".

O secretário de planejamento e secretário executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico, Vidigal Borges, falou sobre a participação da população da zona rural. "Me senti gratificado com a acolhida e a participação em massa das comunidades da zona rural, que levantaram propostas relevantes e voltadas à sustentabilidade, contra o desperdício, como foi o caso do povoado Nazaré do Bruno, e a favor da preservação da natureza e melhoria da qualidade de vida de todos", ressaltou ele.

O povoado Cabeceira dos Cavalos fechou o ciclo de audiências públicas nos três distritos da zona rural do município. Com a mesma empolgação e participação, a audiência pública aconteceu na tarde de sexta-feira (12) na U. I. Mun. João Santino Torres. Lá estavam representados moradores dos povoados próximos como: Mimoso, Baixa da Onça, Tabuleiro Alegre, Axixá, Carolina, Santa Rosa e Flecheira.

As audiências resultam no levantamento das demandas essenciais para cada região, que estão sendo registradas e compiladas, para que sejam englobadas no texto final do PMSB que se tornará lei municipal e irá nortear a implementação das políticas públicas do saneamento básico para os próximos 20 anos.

Agora as audiências vão se concentrar na sede do município, iniciando nesta segunda-feira (15) na U. I. Mun. Raimundo Nunes, depois Lourdes Feitosa (16) e finalizando Leôncio Alves (17). Todas as audiências na sede do município serão realizadas a partir das 19h e a sociedade é convidada a participar, referendando através do efetivo e necessário controle social.

as informações são da ASCOM