sábado, 15 de novembro de 2025

Guarda Municipal de Caxias passa por curso de Nivelamento de Procedimento Operacionais 

O Curso de Nivelamento de Procedimentos Operacionais entrou em suas atividades práticas, realizadas em parceria com o 2º Batalhão de Polícia Militar. Após um período de aulas teóricas, onde foram abordados temas essenciais para a atuação responsável e eficiente dos agentes, os Guardas Municipais iniciaram as instruções práticas com foco em estratégias e táticas para o trabalho em campo.

“Esse nivelamento é fornecido por meio da parceria com a Polícia Militar. Iniciamos a parte teórica, que informou o posicionamento do operador da Segurança Pública, e hoje estamos colocando em prática o que foi aprendido na parte teórica, para que durante o serviço o operador se sinta mais seguro. Após esta prática, teremos um estágio com operações nas ruas. Por volta de 120 guardas estão participando do curso. Enquanto alguns estão em treinamento, outros estão trabalhando”, frisa William Carvalho, comandante da Guarda Municipal.

Durante os treinamentos, de aproximadamente 30h, os profissionais receberam orientações sobre técnicas de abordagem, condução, controle de situações de risco e uso progressivo da força, sempre pautadas na legalidade, na ética e no respeito aos direitos humanos. A parceria com a Polícia Militar permite aos profissionais conteúdos teóricos e práticos.

“Eles vão estar na rua resolvendo os mesmos problemas que a Polícia Militar também resolve. Então, houve a necessidade desse treinamento, da utilização de técnicas, armas e algemas, e outras situações mais conflituosas. Temos uma equipe de 30 policiais para que eles estejam aptos. Com a Guarda Municipal fazendo o policiamento ostensivo, esse treinamento é imprescindível”, frisa Capitão Pinheiro, Polícia Militar.

Desde que a Guarda Municipal passou a portar arma de fogo, a corporação vem intensificando seus treinamentos para assegurar que os profissionais atuem com preparo, responsabilidade e equilíbrio. O objetivo é aprimorar continuamente as habilidades da equipe para que o resultado seja percebido nas ruas da cidade, com mais segurança para a população.



Orleans Brandão intensifica campanha assumindo agora a condição de pré-candidato do MDB 

Orleans Brandão em Bacabal entre a dupla do Pão com Ovo, Cricielle Muniz (PT),
Davi Brandão, Carlos Brandão, Roberto Costa, Florêncio Costa e lideres locais na entrega
de tabletes a estudantes da rede estadual de ensino 

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), intensificou sua pré-campanha ao Palácio dos Leões nos últimos dias, dando uma clara demonstração de que o seu projeto de candidatura está praticamente consolidado, com aval cada vez mais determinado do governador Carlos Brandão (sem partido). Desde a conversa do mandatário maranhense com o presidente Lula da Silva (PT), há duas semanas, para tratar da corrida sucessória no Maranhão, o secretário acelerou sua maratona de entrega de cartões do Programa Maranhão sem Fome e de tablets a estudantes no programa Tô conectado! em todas as regiões do estado, ampliando sua agenda, deixando de ser apenas um secretário pré-candidato a governador, para se tornar pré-candidato do MDB, atuando também para ocupar espaços na mídia.

Ontem, sob o seu comando direto, com o aval do governador Carlos Brandão e com o apoio de boa parte do primeiro escalão do Governo, o secretário Orleans Brandão conseguiu alcançar 207 municípios com a entrega dos cartões-benefício do programa Maranhão Livre da Fome a 89 mil famílias, restando somente 10 municípios e cinco mil cartões para serem entregues. Em relação ao programa Tô conectado!, serão entregues 250 mil tablets a estudantes da rede estadual de ensino em todo o Maranhão. Em cada evento de entrega, o secretário fala em nome do governador e reforça seu cacife, batendo sempre na tecla do viés municipalista do Governo e no conjunto de obras realizadas nas mais diferentes regiões do estado.

Nos últimos dias, emissoras de TV e de rádio vêm divulgando uma propaganda do MDB protagonizada pelo secretário Orleans Brandão. Isso significa dizer que agora, além de falar pelo governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalista passou a falar em nome do MDB, partido ao qual é filiado e que é presidido por seu pai, o empresário Marcus Brandão. Ao protagonizar a peça de comunicação do MDB, apresentando-se com a frase “Eu sou o Orleans”, o pré-candidato governista ao Palácio dos Leões avisa que já tem o aval total do partido, que é formado por várias correntes, inclusive a sarneysista, representado pelo próprio ex-presidente José Sarney e pela deputado federal Roseana Sarney, e integrada pelo atual prefeito de Bacabal e presidente da Famem, Roberto Costa, seu apoiador declarado.

O pré-candidato do MDB ao Governo do Estado tem também demonstrado mais flexibilidade na sua nem sempre eficiente relação com a imprensa. Na semana que passou, ele falou com blogs e emissoras de rádio e TV no interior, o principalmente na Região Tocantina, onde incursionou por vários municípios. Mas foi em São Luís, em entrevista a uma emissora do Grupo Mirante, falou mais abertamente sobre o Governo e o seu projeto de candidatura, o seu preparo para governar, se eleitor for e sobre assuntos sensíveis e espinhosos, como o seu parentesco direto com o governador Carlos Brandão. Sob esse tema, ele respondeu relacionando políticos que emplacaram parentes como sucessores, citando com o exemplo, os sucessores de Miguel Arraes em Pernambuco. Não foi a resposta ideal, mas o fato é que encarou o tema.

O fato indiscutível é que o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão incrementou expressivamente sua corrida para viabilizar a sua pré-candidatura ao Palácio dos Leões. E isso ocorre num momento em que a lógica recomendaria uma movimentação mais discreta e moderada. Sua movimentação é, portanto, um indicador mais ou menos preciso de que, com o aval do seu partido e com sinal verde do Palácio dos Leões, ele decidiu a pisar no acelerador, dando uma demonstração robusta de que sabe o que está fazendo e aonde quer chegar.

Em resumo: até aqui Orleans Brandão vem consolidando sua pré-candidatura a sucessor do seu tio, o governador Carlos Brandão, como seu sucessor no Governo do Estado.

Repórter Tempo