domingo, 8 de fevereiro de 2015

Caxias lota igreja da Matriz para o ultimo adeus ao Monsenhor Mendes

Centenas de fiéis lotaram a o templo da igreja da Matriz de N S da Conceição - foto Análio Junior
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição ficou lotada na noite deste sábado (07), para o velório e missa de corpo presente do Monsenhor Mendes. Os fiéis estão se preparando para o ultimo adeus ao religioso que faleceu ontem na capital piauiense, após passar por um procedimento cirúrgico e ficar cinco dias internado na UTI. 

A missa de corpo presente foi celebrada pelo bispo Dom Vilson Basso com a participação de vários padres da Diocese de Caxias. Neste domingo haverá a celebração de mais quatro missas, as 7h, 9h, 16h e 19h. O cortejo fúnebre partirá amanhã para o cemitério de São Benedito em um carro do Corpo de Bombeiros.

Na sua homilia, Dom Vilson disse que está despedida é temporária, pois um dia haveremos de nos encontrarmos. “A vida que é um dom de Deus volta para Deus”, disse o sacerdote.

Trabalhos e eventos mais relevantes durante os 45 anos de sacerdócio de monsenhor José Mendes Filho como vigário geral de Caxias.

1971 - Nomeação de vigário ecônomo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José em 15 de agosto.

1972 - Abertura da grande campanha para a restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José. 

1973 - Celebração do primeiro centenário de nascimento de Santa Teresinha do Menino Jesus. 

1974 - Reinauguração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José com a participação do povo de Caxias, dos paroquianos e com ajuda dos católicos alemães; Jubileu de Ouro Sacerdotal do Monsenhor Gilberto Barbosa; Inauguração da Secretaria Paroquial e construção da Igreja de Aldeias Altas. 

1976 -  Instituição da novena dos 24 gloria ao Pai em honra a Santa Teresinha; Inauguração do Salão Paroquial no bairro Cangalheiro; Reinauguração da Matriz que havia sofrido a queda de um raio trazendo grandes prejuizos. 

1977 -  Comemoração dos 50 anos da proclamação de Santa Teresinha como padroeira das missões. 

1978 -  Jubileu de Prata sacerdotal de Padre Vicente Brito, filho de Caxias e paróco de Passagem Franca. 

1979 - Instituição do Domingo da Caridade [ultimo de cada mês] em atendimento as pessoas carentes da paróquia; benção e inauguração do Santuário de Santa Teresinha localizado no bairro Itapecuruzinho; celebração da primeira missa no bairro Nova Caxias, onde foi lançada a idéia da construção da igreja no bairro. 

1980 - Benção da pedra fundamental do templo do bairro Nova Caxias; benção da pedra fundamental do Salão Paroquial do Itapecuruzinho; benção da imagem de Nossa Senhora das Graças, padroeira do bairro Nova Caxias. 

1982 - Benção da primeira capela construida na zona rural na localidade Paiol. 

1983 - Benção e inauguração da capela no povoado Buenos Aires; benção e inauguração da Igreja da Nova Caxias.

1984 -  Celebração de abertura às solenidades jubilares da paróquia; benção e inauguração do Salão Paroquial na Nova Caxias.

1985 - Celebração dos 150 anos de criação da paroquia e dos 250 anos da Matriz como templo; restauração da Igreja de Nossa Senhora de Fatima no bairro Cangalheiro. 

1986 - Benção e inauguração da Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e do Salão Paroquial no bairro Volta Redonda; restauração da Igreja do Rosário, quando cooperador de São Benedito; abertura do Caminho Neocatecumenal na paroquia. 

1987 - Entrega da Matriz aos fiéis totalmente restaurada. 

1988 - Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima; benção e inauguração da capela do povoado Canadá. 

1989 - Benção e inauguração da capela do povoado Bom Jardim; criação da paroquia Nossa Senhora das Graças, desmembrada da paroquia de Nossa Senhora da Conceição.

1991 - Fundação da Conferência de São Vicente de Paulo. 

1992 - Instituição dos ministros extraordinários da comunhão na paroquia; benção e inauguração da paroquia do povoado Sossego. 

1993 - Foi nomeado vigário geral da Diocese de Caxias.

1994 - Celebração do jubileu de Prata sacerdotal no dia 27 de dezembro. 

1996 - Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida; benção e inauguração do santuário de Nossa Senhora do Carmo no bairro Fumo Verde. 

1997 -  Implantação do dizimo; celebração do primeiro centenário de falecimento de Santa Teresinha em Lisieux na França; benção e inauguração da capela do Monte Valeriano. 

1998 -  Visita da urna com as relíquias de Santa Teresinha; ordenação episcopal de Dom Jacinto Brito; comemoração dos 60 anos de vida de irmã Zita Maria. 

1999 - Entrega do titulo de monsenhor, capelão de sua santidade o Papa João Paulo II; inauguração no Paço Episcopal da galeria dos bispos e comemoração dos 60 anos da Diocese de Caxias; benção e inauguração da capela do povoado Jacurutu. 

2000 - Ano Santo - grande jubileu celebrado em toda paroquia. 

2001 - Benção e inauguração da capela do povoado Sitio do Meio; comemoração dos 50 anos de vida religiosa de irmã Eucaristia Neri. 

2002 - Celebração das Bodas de Ouro sacerdotais de padre Vicente Brito; visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima nos 40 anos da Igreja de Fátima no bairro Cangalheiro. 

2003 - Benção e inauguração da capela do povoado Belém; Ano do Rosário, peregrinação de Nossa Senhora do Rosário aos povoados. 

2004 - Benção e inauguração da capela do povoado Centro de Nazaré; benção e inauguração do povoado Caxirimbu. 

2005 - Jubileu dos 170 anos da paroquia e 270 anos da Matriz como templo; benção e inauguração da capela do povoado Trabalhosa; ordenação do diácono Raimundo Luzia.

2006 - Benção e inauguração da capela do povoado Angicó.

2007 - Benção e inauguração do Santuário de Nossa Senhora do Sorriso; benção e inauguração da capela do povoado Centro de Santa Rita. 

2008 - Celebração dos 20 anos de Sagração Episcopal de Dom Luis Andreia; celebração em ação de graças pela beatificação dos pais de Santa Teresinha, Luis e Zélia Martin. 

2009 - Benção e inauguração da capela do povoado Santa Rita, celebração dos 70 anos da Diocese de Caxias; celebração dos 150 anos da morte do Santo Cura d Ars, padroeiro dos sacerdotes. 

2014 - Entrega do templo da igreja Matriz totalmente restaurada no dia 08 de dezembro, data em que comemoramos o dia da padroeira de Caxias.