segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Tópicos
Após 50 anos, um deputado estadual filho de Caxias, volta a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. O ultimo caxiense que ocupou a cadeira nº 01 do parlamento estadual foi Aldenir Silva na década de 60. Porém na tarde deste domingo (01), esse tabu foi quebrado, com 40 votos,  o caxiense de coração Humberto Coutinho  (PDT) foi eleito presidente da AL. A candidata da família Sarney, Andrea Murad (PMDB) teve apenas 02 votos, o dela mesmo e o do cunhado Sousa Neto. A candidatura do deputado foi marcada por um embate feroz contra a filha do ex-secretário de Saúde, que defendia o lançamento de uma candidatura peemedebista para concorrer com a do pedetista. Já eleito, no seu primeiro pronunciamento ele fez questão de destacar; "Não existe democracia sem um parlamento livre. Este parlamento é livre, este parlamento é independente",. disse o novo chefe do Poder Legislativo. O discurso foi uma resposta para a deputada Andrea Murad, que na sua analise criticou a submissão da AL ao Governo do Estado com a eleição de Coutinho para comandar a Casa. 

Colecionador 
Humberto Coutinho nos últimos anos se tornou um colecionador de vitórias, para o desespero de seus adversários políticos, principalmente aos do campo da política local. Imbatível em todas as batalhas que tem disputado, o agora presidente da AL está parecendo um rolo compressor, partindo pra cima com tudo daqueles que o desafiam. A próxima vitima a ser batida será em 2016, podem anotar.

Ruínas
Diante da inércia da atual diretoria da União Artística Operaria Caxiense, o centenário prédio da Casa  (1915-2015) poderá virar ruínas. Condenado sob risco de desabamento em 2013 por técnicos do Corpo de Bombeiros, o presidente Nelson Monteiro tenta contestar o laudo e nunca tomou nenhum tipo de providência a respeito do assunto. O perigo da velha Casa desabar aumenta no inicio do período chuvoso da cidade.  

Dificilmente 
Muito difícil os vereadores da Câmara Municipal de Caxias retomarem as suas atividades no plenário vereador Edson Vidigal após o recesso parlamentar. As obras, depois da troca de toda a madeira do teto que ameaçava desabar estão em ritmo lento, falta ser colocado o forro e ser feito o acabamento final para o serviço ser concluído, até o dia 23 observamos que há um curto espaço de tempo para a conclusão da reforma. 

Violência
O comerciante Otimar Rios, o Pretinho, foi mais uma vitima da violência de bandidos drogados que estão aterrorizando a região dos Cocais. A vitima reagiu a um assalto e morreu alvejado por um dos meliante. Indignada, a população fez Justiça com as próprias mãos, matou um assaltante e deixou outro em estado grave.