quinta-feira, 19 de março de 2015

Festejo de São José (padroeiro de Caxias) encerra nesta quinta-feira 
por João Lopes 

Termina nesta quinta-feira (19), o tradicional novenário em homenagem ao Padroeira de Caxias, São José. Após nove dias de festa, hoje, dia alusivo ao santo, acontece o ponto alto, com uma vasta programação que contará com três celebrações durante todo o dia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José (Matriz).

O dia festivo teve início com uma alvorada festiva com café comunitário na área externa da Igreja Matriz, seguida da missa solene organizada pelo Colégio São José. Às 10h está prevista uma missa voltada para as crianças da Pastoral da Catequese e Infância Missionária da cidade.


A programação segue às 15h, com adoração do Santíssimo Sacramento, com a presença de todos os ministros da comunhão, da palavra e exéquias da cidade. O festejo encerrará com a missa solene das 17h, onde todos os devotos de São José e voluntários do Jubileu Diocesano, logo em seguida, sairão em procissão luminosa pelas principais ruas do centro da cidade. 


São José

Caxias possui dois padroeiros: São José e Nossa Senhora da Conceição. A festa de São José é comemorada no dia 19 de março, feriado municipal. Uma alvorada festiva acorda os caxienses nesse dia. Novenas e quermesse são promovidas em louvor ao santo.

 São José é considerado um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor dos trabalhadores", "padroeiro das famílias", sendo também o padroeiro de muitas igrejas do mundo. José, descendente do rei Davi de Israel, é pai adotivo de Jesus e esposo de Maria.