sexta-feira, 27 de março de 2015

Procissão da "Fugida" marca inicio da Semana Santa em Caxias

Imagem de Bom Jesus dos Passos - foto W. Neto
Fiéis católicos de Caxias participaram da “Procissão da Fugida” do Bom Jesus dos Passos na noite desta quinta-feira (26). A peregrinação em direção à Igreja de Nossa Senhora do Rosário aconteceu após o padre Gildenor da Paróquia de São Benedito ter presidido, às 19h, a Celebração Eucarística, na Igreja de São Benedito.

A imagem de Bom Jesus dos Passos deixa a Igreja de São Benedito, coberta por um dossel roxo, e acompanhada por uma centena de fiéis, até a Praça Rui Barbosa, onde fica a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Este ritual simboliza a fuga de Jesus Cristo para o Monte das Oliveiras.

Durante a noite da quinta e o dia da sexta-feira, a Igreja do Rosário se transforma num santuário do Bom Jesus dos Passos. Lá acontece a missa em honra ao santo e o tradicional Ofício dos Passos, onde fiéis cantam a Paixão e Morte de Cristo.

Fiéis carregam imagem de B. Jesus dos Passos
Após a chegada da imagem que está envolta em um tecido roxo começa uma homenagem ao santo ao som de cantos e orações. Neste andor, a imagem de Bom Jesus dos Passos permanece até a tarde desta sexta feira, 27, quando sai em procissão seguida por milhares de fieis para o encontro com Nossa Senhora das Dores em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José. 

As 16h será celebrada  a missa do Bom Jesus dos Passos na Igreja do Rosário e logo após acontece a procissão com a imagem percorrendo as principais ruas centrais da Princesa do Sertão. 

A Semana Santa em Caxias nos últimos anos tem atraído milhares de fiéis e turistas pra cidade. A procissão da “fugida da imagem do Bom Jesus dos Passos na noite desta quinta-feira da “Fugida” (26), marcou o inicio da Semana Santa no municipio. 

fotos/Waston Neto