sábado, 21 de março de 2015

Síndrome de Down é uma doença? Veja mitos e verdades 
do Imirante.com  


Dia 21 de março é o dia internacional da Síndrome de Down. Foto: Reprodução

Síndrome de Down é uma doença?
Não. A Síndrome de Down é uma alteração genética que faz a pessoa ter três cromossomos 21 em vez de dois. Essa alteração causa um excesso de material genético em todas as células do corpo, o que significa 329 genes a mais por célula. Esse excesso de material acaba conferindo algumas características peculiares a quem possui a síndrome, como déficit de atenção, olhos puxados e nariz curto, o que não quer dizer que a pessoa seja doente.

Pessoas com Síndrome de Down têm a sexualidade mais aflorada?
Não. A sexualidade das pessoas com Down é igual à de todas as outras. A pessoa com Down namora, ama e tem relações sexuais como qualquer outra pessoa.

Pessoas com Síndrome de Down são mais suscetíveis a doenças?
Sim. Quem tem esta síndrome corre um risco maior de sofrer malformações em órgãos internos, hipotireoidismo, cardiopatias etc. Por isso é importante que haja acompanhamento médico e fitoterápico desde cedo, para que a criança com Down possa se desenvolver melhor.


Criança com Down precisa de acompanhamento médico e fisioterápico desde cedo. Foto: Reprodução

A Síndrome de Down é mais comum em pessoas brancas?
Não. A Síndrome de Down pode ocorrer em todas as etnias humanas. Características semelhantes já foram encontradas em outras espécies de mamíferos, como chimpanzés e ratos.


A Síndrome de Down atinge pessoas de todas as etnias. Foto: Reprodução.

A criança com Down precisa estudar em uma escola especial?
Não. É altamente indicado que a família coloque o filho em uma escola comum, para que haja um incentivo na aceitação da criança dentro da sala de aula e sociedade. Isso também contribuirá para o desenvolvimento cognitivo desta criança.


Interação com outras crianças, na escola, e na sociedade, é extremamente importante para o desenvolvimento da criança. Foto: Reprodução

A pessoa com Síndrome de Down é uma eterna criança?
Não. Esta alteração não impede que a pessoa amadureça e tenha desenvolvimento cognitivo. A infantilização deve ser evitada desde cedo. Os pais também não podem permitir que outras pessoas tratem seus filhos jovens e adultos como crianças.


Dia 21 de março é o dia internacional da Síndrome de Down. Foto: Reprodução

Pessoas com Síndrome de Down não podem ter filhos?
Os homens portadores da síndrome são praticamente estéreis desde o nascimento, existem pouquíssimos casos de pais com Down. Por outro lado, as mulheres podem engravidar desde que existam alguns cuidados básicos, contudo a possibilidade de transmitir a alteração genética para o filho é alta, soma-se a isso as demais complicações que toda gestante corre risco.


Mulheres com a síndrome podem engravidar. Foto: Reprodução