quinta-feira, 14 de maio de 2015

Deputados estaduais do PDT seguem para Brasília e partido deve romper com Governo Federal 

por Jorge Aragão


O clima entre o PDT e o Governo Dilma Rousseff (PT) já não é mais o mesmo e tudo leva a crer que o partido deixe a base do Governo Federal nos próximos dias.

Na tarde desta quinta-feira (14), três deputados estaduais do PDT, Humberto Coutinho (presidente da Assembleia Legislativa), Fábio Macedo e Rafael Leitoa estão seguindo para Brasília, onde participam de uma reunião convocada pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. O Blog só não conseguiu confirmar se a deputada Valéria Macedo também seguirá para Capital Federal.

A tendência é que o PDT decida mesmo por deixar o Governo Federal e “devolva” o Ministério do Trabalho atualmente ocupado pelo pedetista Manoel Dias.

O estopim da crise foi o posicionamento do PDT na votação da MP 664. O deputado federal Weverton Rocha, único federal do partido no Maranhão, fez um discurso inflamado, mantendo a coerência do partido e votando com consciência, sem se curvar as pressões do Governo Federal. O discurso de Weverton foi uma resposta ao deputado Silvio Costa (PSC) que tentou enquadrar o PDT na votação.
 
“Ontem votamos a contra a MP 664. Já no destaque em relação a aposentadoria e fator previdenciário, a Bancada do PDT se impôs e votamos a favor do trabalhador brasileiro. Mantivemos nossa coerência como havíamos anunciado em Plenário que só votaríamos contra o governo neste tema. E repito, em escola o diretor e o professor só cobram do aluno quando eles próprios cumprem sua carga horária e fazem sua parte. E se não quiserem a gente no governo, que fiquem bastante à vontade”, afirmou Weverton Rocha nas redes sociais.

A saída do PDT do Governo Federal que, nesse momento, parece ser algo inevitável terá várias consequências, inclusive na política aqui no Maranhão, mas isso é outra história e, é claro, assunto para outra postagem.