quinta-feira, 23 de julho de 2015

Othelino Neto e Wellington do Curso participam do lançamento do programa Cidadão do Mundo 


Os deputados Othelino Neto (PCdoB) e Wellington do Curso (PPS), participaram nesta terça-feira (21), no Palácio dos Leões, da oficialização do programa Cidadão do Mundo, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, e que tem como meta, no primeiro ano de execução, ofertar 100 vagas para alunos de 18 a 24 anos que participarem de intercâmbio linguístico em diferentes países.

O programa - que é destinado a estudantes oriundos de escolas públicas ou de entidades para-estatais sem fins lucrativos - levará os primeiros estudantes maranhenses ao exterior com despesas arcadas pelo Governo do Estado em 2016.

O programa ofertará bolsas de estudos em duas modalidades: cursos de Ensino Médio (High School) e de Idiomas. A medida é mais uma ação do Governo do Estado pela inclusão social e concretização de direitos aos jovens hipossuficientes de escolas das redes estatais, sistema S e organizações sem fins lucrativos.

Para participar da seleção, os candidatos deverão ter nacionalidade brasileira; egressos ou integrantes da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades para-estatais ou a fundações sem fins lucrativos; ter obtido, ao longo do ano imediatamente antecedente à inscrição no Programa, frequência mínima de 80% nas aulas regulares e aprovação com média igual ou superior a 7 em todas as matérias cursadas.

COMO VAI FUNCIONAR?

A seleção dos alunos levará em conta a nota obtida na última avaliação do Enem, a nota obtida no Curso de Imersão em Língua Estrangeira (disponibilizado pelo Programa), a frequência em sala de aula no 3º ano do Ensino Médio e a maior idade. As datas e os detalhes para inscrição e seleção serão publicados no portal da Secti até o dia 31 de agosto de 2015.

Cada aluno selecionado receberá uma bolsa de R$ 1.500,00 para alimentação e transporte no país para o qual for selecionado. Para o ano de 2016 serão disponibilizadas 100 vagas, seguindo os critérios acima.

O programa integra o conjunto de ações voltadas para a educação e inclusão do jovem maranhense no mercado de trabalho. A construção dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema), a criação de programas como o CNH Jovem e o Rondon Regional têm como principal objetivo capacitar os jovens e assegurar novas oportunidades de emprego aos jovens maranhenses.

TRANSPOR BARREIRAS

Durante o ato de oficialização do programa, o governador Flávio Dino (PC do B) frisou que essa é mais uma medida para transpor a barreira econômica, aparentemente intransponível, na formação dos jovens maranhenses.  Também disse que o programa garante aos estudantes da rede pública acesso a experiências que os engrandecerão pessoal e profissionalmente.

O governador também fez questão de destacar que a ideia foi debatida com o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em uma de suas visitas ao Maranhão. “Aprendemos com experiências exitosas e abrimos diálogo para a construção de um Brasil mais justo”, disse, ao destacar também esforços como o programa ‘Ciências Sem Fronteiras’, do Governo Federal.

 “Com esse programa, o Governo diminui as barreiras para formação dos jovens de Escola Pública. Estamos de fato dando oportunidades para os jovens maranhenses terem um diferencial na carreira profissional”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.

Também participaram do evento o vice-governador, Carlos Brandão; o deputado federal, Rubens Pereira Jr; os secretários estaduais Marcelo Tavares (Casa Civil), Robson Paz (Comunicação), Gerson Pinheiro (Igualdade Racial) ; Susan Lucena (adjunta da Mulher); a presidente da Funac, Elisângela Cardoso; o prefeito de Timon, Luciano Leitoa; o vice-reitor da UEMA Walter Canales e o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro.

Agencia Assembleia