quinta-feira, 9 de julho de 2015

STRANS intensifica fiscalização para combater irregularidades

Com o prazo para regularização dos mototaxistas encerrado no dia 30 de junho, desde o dia 1º de julho a Secretaria de Transito e Transportes (STRANS), com apoio dos agentes de transito e guardas municipais, tem intensificado a fiscalização para tentar proibir a atuação dos mototaxistas irregulares, impedir que os mesmos circulem e façam o transporte de passageiros sem estarem aptos para o exercício da profissão. O principal objetivo da fiscalização é proteger os mototaxistas regularizados e garantir a segurança dos usuários deste meio de locomoção.

A campanha, que se encerrou no dia 30 de junho, para regularização da classe foi amplamente divulgada pela Prefeitura de Caxias. Para trabalhar como mototaxista, é preciso CNH (categoria B, pelo menos), a motocicleta deve ser padronizada [cor amarela] e placa vermelha. Além disso, o profissional deve usar todos os equipamento de segurança. Os mototaxistas licenciados pela STRANS receberam colete luminoso com logomarca da Prefeitura.

O Blog não teve acesso aos números da STRANS, mas fontes fidedignas informaram que centenas de mototaxistas deixaram de regularizar sua situação no órgão da Prefeitura. Os mototaxistas que não se regularizaram no prazo estipulado, 30 de junho, já são considerados clandestinos.  

O mototaxista Raimundo Nonato Santiago, que trabalha no ponto da Praça da Matriz, comemora às ações de fiscalização em cima dos mototaxistas irregulares, de acordo com o profissional, é preciso proibir e punir com multa aqueles que querem exercer a  profissão na clandestinidade. 

- Com o aumento nas ruas da fiscalização dos guardas e agentes, melhorou até o nosso faturamento, pois eles [clandestinos] estão temerosos na questão das multas e até mesmo a apreensão das motos por conta de documentação atrasada. Que o trabalho continue assim, pois a Lei tem que ser cumprida, disse Santiago.