terça-feira, 18 de agosto de 2015

Greve do INSS no Maranhão tem adesão de 85% dos servidores 

do G1/MA
Sede da agencia do Instituo Nacional do Seguro Social em Caxias
Há mais de 40 dias em greve, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Maranhão seguem o impasse com o governo federal. A paralisação atinge 85% do total de 944 servidores no Maranhão, similar à média nacional. Das 43 agências em todo o Maranhão, servidores de 40 aderiram à greve.

Na manhã desta terça-feira (18), os grevistas do INSS fazem um ato contra 'os possíveis descontos nos salários daqueles servidores que aderiram a greve', em frente à Gerência Executiva do INSS em São Luis, no bairro do Calhau. O corte do ponto, diz o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão (Sintsprev-MA), 'tem sido uma ameaça recorrente do órgão federal para tentar intimidar os grevistas'.

Na última sexta-feira (14), servidores da área de Recursos Humanos do INSS em São Luís aderiram à paralisação. “Após uma videoconferência, nós recebemos a ordem de descontar os dias dos servidores que estão parados em greve. Nós resolvemos fechar o nosso ponto aquela hora e entrar em greve”, diz a servidora Nilda Pereira. Segundo ela, nenhum servidor deve ter desconto na folha de pagamento. "Ainda não houve uma negociação sobre o que fazer sobre os dias parados", completa.

A paralisação foi iniciada no último dia 7 de julho. A solicitação dos funcionários no Estado segue a pauta nacional da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps): reajuste salarial de 27,5 % imediato, com aumento gradual nos próximos quatro anos.

Previdência Social
A Gerência Executiva da Previdência Social no Maranhão informou que não vai se pronunciar sobre o movimento. O Ministério da Previdência Social informa que os segurados que possuam agendamento para atendimento em alguma agência e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada, na própria agência, e que a Central de Atendimento 135 está à disposição para prestar estas e outras informações e orientar os segurados.