quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Vereador Jerônimo enfatiza papel da APAE na inclusão social das pessoas com necessidades especiais 


Sob o tema “Inclusão: direito legal e compromisso social”, a Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), promove em todo país reflexões, debates e orientações que estão celebrando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que está sendo realizada entre os dias 21 a 28 de agosto.

A inclusão das pessoas com deficiência intelectual e outras síndromes na sociedade, bem como, o trabalho desenvolvido pela Apae Caxias nesse processo foi abordado pelo vereador Jerônimo Ferreira (PP), durante pronunciamento na tribuna da Câmara, na noite de segunda-feira, 24. “Presta um serviço relevante, com pessoas dedicadas e comprometidas com as causas sociais. Muitos deles, inclusive, de maneira voluntária e só por este motivo merecem o nosso reconhecimento”, ressaltou.

Ao citar a missão da entidade, o parlamentar destacou a promoção do atendimento educacional especializado, as ações em defesa aos direitos e prevenção e a prestação do serviço e apoio às famílias com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. “A excelência do atendimento fez com que limites fossem vencidos e o exercício da cidadania garantido. Por estarem lá há anos, a Apae se tornou a segunda família para muitos alunos”, afirmou. 

Jerônimo ainda conclamou a sociedade a abraçar a causa e participar dos projetos desenvolvidos pela entidade. “Seria importante que a comunidade conhecesse suas atividades e também passasse a auxiliar de alguma forma”, salientou. Ele também agradeceu ao vereador Catulé que reconheceu a APAE e deu à instituição o titulo de Utilidade Publica Municipal. 


História

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Caxias) foi fundada pelo casal Jerônimo e Alzira Ferreira em 12 de setembro de 1987. Sua sede própria está situada a Rua 24 de dezembro, no bairro Seriema e tem Milka Luciana Bastos como atual presidente.

Entre suas finalidades está o atendimento nas áreas educacionais, saúde e assistência social às pessoas com deficiência intelectual e múltiplas e outras síndromes. Também desenvolve ações que promovem a potencialidade e prepara os alunos para o mercado de trabalho e que estimulam a integração das famílias.