quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Grupos de Esposas entrega kits de higiene e alimentos ao Asilo da Mendicidade 

Agencia Assembleia

O Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), representado pela presidente dra. Cleide Coutinho e a vice-presidente Sandra Lima, fez, na manhã desta quarta-feira (23), a entrega de kits de higiene pessoal (shampoo, condicionador, hidratante, sabonete, perfume, papel higiênico e fraldas descartáveis) e alimentos à 22 idosos, entre homens e mulheres, que vivem no Asilo da Mendicidade, localizado no bairro São Francisco.

Recepcionadas pelo diretor de Relações Públicas, Nildo Encarnação, e pelo administrador Ulisses Aires, as esposas conheceram toda a estrutura e instalação do Asilo Mendicidade, composto por salas de repouso, convivência, fisioterapia, enfermagem, odontologia, além de um amplo e arejado refeitório, situado num prédio em anexo. Uma equipe de 36 funcionários, sejam voluntários ou não, é responsável pela acomodação e cuidados com os idosos que dividem esse mesmo espaço.

Depois de conhecer o local e ouvir um pouco sobre a história de vida de alguns, Cleide Coutinho elogiou a dedicação dos que trabalham tanto cuidando da saúde dos idos quanto para manter o ambiente limpo. “Tive uma agradável surpresa ao conhecer o asilo. É um lugar muito agradável, limpo e também bem dirigido, porque a gente logo percebe que os idosos são muito bem atendidos”, disse.

Cleide ainda citou a frase ‘Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos’, ao complementar os elogios. “Acho que aqui vocês estão realmente cumprindo o papel de capacitar, amar e proteger”, concluiu.

Neste mesmo sentido, Sandra Lima lembrou o que pede o Estatuto dos Idosos e, conforme observou, o Mendicidade cumpre a missão. “É muito fácil perceber o quanto estão sendo bem cuidados. Aqui se cumpre o que o estatuto pede, que é o zelo. O Gedema também quer fazer a sua parte, que é ajudar de forma solidária. Tenho certeza que esses kits serão muito úteis”, acentuou.

Para Ulisses, a maior contribuição do Gedema é a visita. “Além da contribuição social, também é importante esse contato, esse braço, esse calor humano, esse minuto de atenção para eles é muito significativo. Nós agradecemos”, garantiu.

ASILO MENDICIDADE

Fundado há mais de 90 anos, o Asilo de Mendicidade é uma entidade filantrópica mantida pela Loja Maçônica de São Luís e cuja única renda alternativa são as doações. A Instituição abriga atualmente 22 idosos, sendo 11 homens e 11 mulheres e a maioria dos internos não tem família.  O asilo foi fundado em 21 de Abril de 1919 pela Loja Maçônica do Renascença.

O asilo realiza diariamente atendimentos fisioterapêuticos, nutricional, terapia ocupacional e outras atividades que contam com apoio de convênios externos com universidades. Dependendo do grau de dificuldade, os atendimentos são feitos em grupos ou individual.  Existe no asilo uma proporcionalidade de número de técnicos de idoso, por número de idosos.