quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Vereadores listam opiniões sobre voto aberto e fechado 

A aprovação ou não do voto secreto para eleição da Mesa Diretora da Câmara do Caxias não define a absoluta satisfação dos vereadores. Alguns parlamentares defendem em partes a proposta e acredita que em alguns aspectos deverá ainda permanecer em segredo as decisões do legislativo municipal. A votação foi adiada para a sessão da próxima quarta-feira (09), pois não haverá trabalhos legislativos na segunda-feira (07) por conta do feriado da Independência. 

Na sessão desta quarta-feira (02) os vereadores foram surpreendidos por manifestantes que ocuparam a galeria da Casa, eles portavam faixas com dizeres sendo contrario ao voto secreto. Os edis não entenderam a atitude da juventude, que não tem o hábito de frequentar a Casa e todos ficaram perplexos com a manifestação, que foi pacifica, diga-se de passagem. 

"Vejo os estudantes aqui e digo que não podemos retroceder. O voto secreto é uma volta ao passado. Eu, como vereadora responsável e comprometida com a população, não aceito e não aceitarei esse tipo de votação. O voto hoje é aberto e o regimento será votado na próxima semana", disse a vereadora Thais Coutinho. 

Para a vereadora Benvinda, a presença dos manifestantes na sessão foi sugerida por algum vereador, que segundo a peemedebista, tomou decisões precipitadas. "Nosso trabalho é fiscalizar, mas tem gente que tira conclusões precipitadas. Para eleger a Mesa Diretora o voto é secreto e quem vai decidir somos nós, pois a maioria é quem manda", opinou Benvinda. 

O vereador Mário Assunção se manifestou sobre o assunto e foi favorável no que está escrito no Regimento Interno. "O regimento é interno, o nome já está dizendo, interno, é discutido dentro da Casa, temos que discutir entre nós e vamos procurar decidir mantendo o que indica a constituição federal", ponderou o socialista. 

Um dos parlamentares com maior experiência no Legislativo caxiense, o vereador Catulé foi taxativo em sua opinião. "Todos os assuntos pertinentes ou não tem que vim pra esta Casa. Alguém aqui deu um tiro no pé, porquê começamos a discutir esse assunto na segunda-feira. O voto é secreto para que os membros desta Casa não sofram pressões psicológicas e vamos votar na proxima sessão", disse.

A presidente da Câmara, vereadora Ana Lucia Ximenes externou a sua opinião dizendo que ficou surpresa com as faixas. "É bom que os incomodados se manifestem". A edil, chefe do Legislativo, explicou o fato de uma reunião com vereadores ter sido realizada no plenário após a sessão de segunda feira e que gerou noticia distorcida na mídia local. "Eu fiz a reunião aqui no plenário com os vereadores, porquê nós estávamos aqui e tratamos de um assunto muito comum. Nós temos um regimento interno, é nosso, e nossas decisões são baseadas nele (regimento interno). Na reunião eu propus que cada vereador apresentasse hoje sua proposta sobre o assunto. Como faltou alguns vereadores, como o Durval Junior e o Elias do Gesso, a decisão vai ficar para quarta-feira", frisou Ana Lucia.

Na sessão desta quarta-feira (02) deu pra entender que a maioria dos vereadores defendem que todas as votações na Casa sejam abertas. Mas quando da eleição dos 07 membros da  Mesa Diretora, eles (vereadores) defendem que seja secreta a votação de escolha do comandante da Casa de Leis.