sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Dep. estadual Nina Melo destaca a Campanha de Conscientização e Prevenção contra o Câncer de Mama 

Agencia Assembleia

A deputada Nina Melo (PMDB) alertou sobre a importância da Campanha Mundial de Conscientização e Prevenção contra o Câncer de Mama durante o seu discurso nesta quinta-feira (1º), na sessão plenária. A deputada destacou que, durante este mês, também conhecido como “Outubro Rosa”, são organizadas inúmeras ações para fortalecer a necessidade e a importância da prevenção do câncer de mama.

“Neste mês também são angariados fundos para pesquisas que estudam as causas, a prevenção e o tratamento desse câncer tão triste, que, segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o câncer mais incidente nas mulheres do Brasil e do mundo. E o Maranhão não poderia ser diferente”, complementou a deputada.

A parlamentar também apontou que uma das principais características do Outubro Rosa é a iluminação de prédios públicos e monumentos importantes com a cor rosa, em apoio à causa. “Imagino que esta Casa já esteja tomando a iniciativa para nós também seguirmos o exemplo do Congresso Nacional e darmos a nossa contribuição chamando a atenção para o Outubro Rosa. É importante que nós, políticos e cidadãos, alertemos todas as mulheres ao nosso entorno, mães, filhas, para que amanhã essas não se tornem estatísticas”, assinalou Nina Melo.

PROJETO DE LEI

Nina também aproveitou a sua participação na tribuna para falar sobre o Projeto de Lei nº 059/2015, de sua autoria, que garante a meia-entrada em eventos culturais, artísticos e de lazer a todos os pacientes em tratamento de câncer. “Eu tenho certeza de que o governador irá sancionar esse projeto, porque é um projeto de grande importância para o Maranhão, que vai resgatar a autoestima e a alegria desses pacientes. E isso também é parte do tratamento do paciente oncológico”, ressaltou.

INDICAÇÃO

A deputada finalizou o seu pronunciamento fazendo uma indicação ao secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, para que faça o estudo necessário para a implantação de um sistema de hemodiálise na Regional de Colinas, onde várias famílias precisam se deslocar para outra cidade para dar continuidade ao tratamento.

“São 134 famílias que se deslocam para Floriano duas vezes por semana. Vocês imaginam o sofrimento dessas famílias, que poderiam estar em suas casas e não fazendo esse deslocamento. Então, eu solicito ao secretário que faça o estudo necessário e o quanto antes instale o setor de hemodinâmica no coração do Sertão, na nossa cidade de Colinas”, solicitou Nina Melo.