quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

'A gente pode dar uma envergadinha, mas não quebra', diz Dilma Rousseff 

O Globo

A presidente Dilma Rousseff usou uma expressão comum no Nordeste para dizer que permanece presidente em 2016 e que vai superar a crise do impeachment, processo que teve início na Câmara dos Deputados há 20 dias. Na inauguração da segunda estação de bombeamento (EBV-2) do eixo leste da transposição do Rio São Francisco, na região de Floresta (PE), a 435 quilômetros de Recife, Dilma disse que pode “envergar”, mas não vai “quebrar”.
 
Sou daquele tipo muito característico aqui do Nordeste: a gente pode dar uma envergadinha, mas não quebra não. Nós vislumbramos a chegada de tempos melhores em 2016 – disse a presidente no fim da tarde desta terça-feira, a um público formado por militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), comunidades quilombolas e indígenas, sindicatos rurais, produtores da região e prefeitos do semiárido que vêm enfrentando o problema da seca prolongada.

O discurso de Dilma foi recebido com aplausos e gritos de “Não vai ter golpe” e “Fora Cunha”, em relação ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Foi o presidente da Câmara que aceitou há 20 dias o processo de impeachment.

Nós vivemos num país democrático. O governo tem um compromisso: vencer a crise, continuar garantindo emprego de qualidade e renda à população. Nada vai me demover desse caminho. Tenho orgulho de ter um patrimônio só: meu nome, meu passado e meu presente – afirmou Dilma, em mais uma crítica velada a Cunha, suspeito de alimentar e omitir contas bancárias na Suíça por meio de empresas offshore.

Dilma se valeu de outra metáfora para dizer que vai superar o processo de impeachment, com referência à flor do mandacaru, abundante na região do semiárido.


Perguntei hoje ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara: o mandacaru é a árvore mais simbólica aqui do semiárido, não é? Ele disse que era. Eu sempre olho para o mandacaru e acho muito bonito que uma flor viceje no meio dos espinhos. Se os espinhos são a crise, a flor vai vicejar – afirmou a presidente.