quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Agencia Assembleia inova com produção de reportagens especiais


Humanizar a informação e inserir a sociedade no contexto da notícia. Foi esse o objetivo proposto pela equipe de Comunicação da Assembleia Legislativa, que em 2015 inovou ao trazer reportagens especiais sobre as riquezas culturais e pluralidades do Maranhão.

De janeiro a dezembro deste ano, a Agência ALEMA produziu 3.220 matérias, divulgando todas as ações do Parlamento Estadual. Desse número, 1.297 foram produzidas pela equipe do Portal e 1.923 pelas assessorias de Comunicação dos deputados.

A Agência ALEMA também inovou este ano, ao trazer uma série de reportagens especiais sobre as várias faces do Maranhão. Para além das ações do Legislativo, a equipe se engajou em mostrar as riquezas culturais do estado e ações que merecem visibilidade.

A primeira reportagem que abriu a série de Especiais foi sobre o trabalho voluntário realizado pela Fundação Antônio Brunno, em São Luís. A Fundação presta apoio a pacientes com câncer vindos do interior do estado e sem condições de se manter na capital maranhense. Após sua publicação, a reportagem registrou 375 compartilhamentos no Facebook.

Outras reportagens, como a degradação do Rio Balsas e sua relação com as comunidades ribeirinhas, bem como as ações do Parlamento e do Executivo para salvar o ‘Velho Monge’; o trabalho das quebradeiras de coco na Região dos Cocais; a história do Festival da Farinha e da comunidade quilombola Piqui da Rampa, em Vargem Grande; e o trabalho voluntário e de fé da Fazenda da Esperança, em Caxias, também foram publicadas. Juntas, as seis reportagens somam mais de 400 compartilhamentos.

“A ideia foi apresentada à equipe de Comunicação da ALEMA que, de imediato, abraçou a proposta com carinho, tornando-a realidade. O Maranhão de riquezas culturais e ecológicas e sua gente que produz e gera economia, apesar das adversidades, foram mostrados”, assinalou Jacqueline Heluy, coordenadora do Núcleo do Portal e Web Mídias.