quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Maternidade Carmosina Coutinho realiza nova operação aérea para salvar vida de recém nascido 


Uma nova mega operação aérea foi realizada pela Maternidade Carmosina Coutinho no último sábado (19), em parceria com o Governo do Estado, Samu e Grupo Tático Aéreo da Policia Militar do Maranhão (GTA) para salvar a vida de um recém-nascido de nove dias.

O recém-nascido foi transferido de helicóptero do GTA para o Hospital Estadual Giuvêncio Mattos, em São Luís, único local  que poderia atendê-lo.

Como foi um caso de alta-complexidade com hemorragia interna e sintomas de cardiopatia, a equipe da Maternidade deixou o quadro do bebê estável e realizou todos os procedimentos necessários para o translado.

“Era um bebê prematuro com um distúrbio hemorrágico grave, além de alterações cardíacas e no trato digestivo, que necessitava de uma assistência mais avançada. Foram realizados exames laboratoriais em nossa rede, onde a equipe de neonatologistas solicitou o encaminhamento urgente para um centro de maior referencia”, disse a coordenadora de enfermagem da UTI Neo da Maternidade, Rosa Maria. 


A família do recém-nascido mora na cidade de Buriti Bravo, no povoado Anda Sol. Graças ao apoio da Maternidade, a mãe Raimunda Ferreira conseguiu viajar para São Luís para acompanhar o tratamento.

 Saiba mais

Esta é a 2ª vez que a Maternidade realiza esse tipo de operação visando salvar a vida de um recém-nascido. Em setembro, a equipe também transferiu um bebê para São Luís para tratamento.

Mais investimentos

A Maternidade Carmosina Coutinho não tem medido esforços para desempenhar um ótimo trabalho para as mães e seus bebês. Recentemente, o órgão recebeu novos aparelhos e também contratou novos pediatras, obstetras, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

A Maternidade também foi contemplada com o projeto do Ministério da Saúde de reestruturação de hospitais públicos, onde os colaboradores estarão sendo qualificados constantemente.  

“A transferência do bebê foi uma vitória para toda a equipe da Maternidade. Já é a segunda vez que conseguimos realizar esse tipo de transferência. Estamos investindo não só em nossa estrutura física, como também em nova aparelhagem e contratando mais colaboradores para um melhor desempenho nos processos”, disse a diretora Juliana Linhares Coelho.

as informações são da ASCOM