quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Mario Assunção destaca eleições para gestores escolares 

                                                                       (arquivo do blog)
Na sessão ordinária desta quarta-feira (09) o vereador Mário Assunção (PPS) subiu na tribuna para falar sobre um "fato histórico" na educação maranhense, como ele mesmo classificou, as eleições para gestores escolares das escolas da rede estadual de Educação, que estão acontecendo nesta quinta-feira (10) em 455 unidades de ensino do Governo do Estado. O parlamentar ressalvou que a novidade não é somente no Maranhão, e sim também em todos os estados da região Nordeste. 

“Pela 1ª vez no estado do MA e nos demais estados da região Nordeste vai ser realizada as eleições diretas para gestores das escolas da rede estadual de educação. Serão eleitos diretores e vice-diretores das escolas", Assunção destacou ainda que os eleitos serão pessoas capacitadas. "Não basta ser concursado e querer ser candidato. Antes tem que possuir formação e fazer uma prova para se ter conhecimento se o candidato tem capacidade de dirigir uma escola. A eleição é democrática, onde pode votar tanto o aluno dissente, os professores que é o corpo docente e também o corpo funcional, que são os administrativos. A partir de janeiro de 2016 cada escola vai ter o gestor escolar que foi escolhido democraticamente. Esse fato é um marco histórico para a educação do estado e um incentivo para que se implante também no município de Caxias",  disse. 

Em tempo
A eleição para gestor escolar teve inicio nas escolas da rede estadual de educação às 8h e se estenderá até as 17h. De acordo com secretária Estadual de Educação, Áurea Prazeres, o processo popular democrático promovido pelo governo do estado visa moralizar e modernizar a gestão escolar.