sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Seminário encerra a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres 

Agencia Assembleia

A campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi encerrada nesta quinta-feira (10), no Maranhão, com um seminário realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O evento foi de iniciativa da deputada Francisca Primo (PT), que é também presidente da Frente Parlamentar de Combate à Violência Contra a Mulher.

Segundo Francisca Primo, o principal objetivo do seminário foi debater e denunciar as diversas formas de violência contra as mulheres, mobilizando órgãos de atuação, sociedade civil e entidades em torno da temática. A campanha se encerra justamente no Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado neste dia 10 de dezembro.

“Durante as campanhas, sempre aumenta o número de denúncias. Então, o trabalho de combate à violência contra as mulheres tem que se permanente, pois isso leva as mulheres a denunciarem mais”, destacou.

Ainda de acordo com Primo, o último levantamento realizado apontou a cidade de São Luís como a sétima capital com maior índice de violência contra a mulher. A deputada ressalta que um caminho importante para a mudança desse cenário é o investimento em infraestrutura não só em delegacias, mas também no atendimento à mulher vítima de violência.

“O machismo ainda é a principal causa dessa violência. As mulheres muitas vezes deixam de denunciar justamente por sentirem falta de apoio e pela demora no processo de saída das medidas protetivas. Por isso, precisamos juntar as forças federais, estaduais e municipais para combater esse cenário”, assinalou a parlamentar.

SOBRE A CAMPANHA  
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. No Brasil, a campanha acontece desde 2003.

Mundialmente, a mobilização se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A campanha tem sido utilizada como uma estratégia de mobilização de indivíduos e grupos ao redor do mundo para pedir a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres.