sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Servidores da Saúde recebem certificado do curso Caminhos do Cuidado 

Ver. Ana Lucia  (Pres. da Câmara) e pref. LC entregam certificado
O prefeito Leo Coutinho entregou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Alecrim e Pirajá, nesta quinta-feira (25), kits (mochila, camisa e caneta) e certificados a agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos em Enfermagem da Atenção Básica, que participaram do curso Caminhos do Cuidado.

O curso tem como objetivo sensibilizar os profissionais de saúde para trabalharem melhor o problema de dependência química, entendendo que as drogas seguem como um grande problema de saúde pública.

“O ministério da Saúde ofertou para todo o Brasil, e Caxias entendeu a importância desse curso e implantou nas UBS. O intuito do curso foi facilitar o acesso dos usuários na unidade de saúde e, posteriormente, encaminhá-los para um serviço que possa dar atendimento a estes pacientes”, disse a enfermeira instrutora Maria Abreu.


Treinamento  

Ao todo, 450 servidores divididos em dez turmas passaram por treinamento técnico/teórico com duração de 10 meses e com uma carga horária de 80h/a.

Os profissionais que fizeram os cursos serão multiplicadores, levando o conhecimento adquirido em sala de aula para as comunidades em que trabalham, utilizando novas formas de abordagem.

“O curso foi bem gratificante, pois ajudou a termos uma mente mais aberta sobre a questão in loco, abordando usuários de drogas e entendendo-os melhor”, disse o agente comunitário de saúde João Dilson, participante do curso.


Parceria

O curso foi resultado da parceria entre os governos federal, estadual e municipal e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O município ficou com a responsabilidade de fornecer o material didático bem como o apoio logístico.

“Queremos oferecer uma linha de capacitação, além da infraestrutura que oferecemos em reformas dos postos de saúde e inaugurações de novas UBS. Nesse programa capacitamos centenas de servidores que poderão auxiliar no problema com as drogas em nossa cidade. Sabemos que antes somente o CAPS atendia esse usuários, hoje possibilitamos para que os usuários possam receber esse primeiro atendimento em casa”, disse o prefeito Leo Coutinho.

as informações são da ASCOM