terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Sessão da Câmara é marcada por discursos acalorados 


A sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (22) transcorreu com apresentações de projetos de Lei e diversos requerimentos, solicitando melhorias de infraestrutura em ruas, entre outras proposições.

O vereador Léo Barata apresentou projeto de Lei que denomina de Praça João Machado, a pracinha do conjunto habitacional Vila Paraíso. De acordo com o parlamentar, a aprovação do projeto seria a forma de prestar uma justa homenagem ao ex-prefeito de Caxias na década de 60 e que muito trabalhou pelo desenvolvimento do municipio.  

A presidente da Casa, vereadora Ana Lucia Ximenes, apresentou Projeto de Lei que denomina de Dr. Fernando Vieira Chaves, o prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Caxias que será inaugurado no mês de março. Na sua justificativa a chefe do Legislativo disse que Dr. Fernando foi um excelente médico, filho da terra e com relevantes serviços prestados  na área da saúde para a comunidade caxiense. Dr. Fernando foi também vereador da Casa eleito em 1982, sendo na época o edil mais votado daquele pleito eleitoral. Ele faleceu precocemente em maio de 1984, aos 43 anos de idade, em pleno exercício do mandato, vitimado por um câncer no pulmão. 

Oposição

Fizeram uso da palavra pela bancada oposicionista os vereadores Luis Carlos, Taniery, Benvinda e Fábio Gentil. As duas vereadoras teceram comentários críticos à forma de como a presidente Ana Lucia administra a Casa. O edil Luis Carlos falou de novo sobre a suposta falta de merenda nas escolas. Fábio Gentil, subiu na tribuna  e escolheu como tema do seu pronunciamento as famigeradas "baratas" que apareceram na semana passada no HG e foram destaque no Bom Dia Brasil da TV Globo.  

Situação   

Pelo lado da situação subiram na tribuna os vereadores Léo Barata, Mario Assunção e Durval Junior. O tucano Barata criticou a forma como os colegas oposicionistas fazem oposição sem coerência e sem nexo. "Não se pode fazer uma oposição de qualquer jeito e sem respeito ao povo da nossa cidade", disse.

O vereador Mario Assunção enfatizou no seu pronunciamento que o surgimento de baratas no Hospital Geral foi explorado pela mídia de forma exacerbada e também irresponsável. O parlamentar disse ainda que a construção do prédio é antiga e precisa passar por uma reforma completa em toda sua estrutura física. Assunção acrescentou que o prefeito Léo Coutinho estará nesta terça-feira (23) já tentando viabilizar recursos para este investimento.