domingo, 20 de março de 2016

Eleitor de Caxias deve fazer o recadastramento biométrico até o dia 30 de março  

Desde o dia 30 de novembro de 2015, a Justiça Eleitoral disponibilizou aos eleitores caxienses o recadastramento biométrico.

O recadastramento biométrico dos eleitores acontece em dois pontos: Centro de Cultura e Fórum da Cidade Judiciária, no bairro Campo de Belém. 

Com dada já marcada para o encerramento, próximo dia 30 de Março, foi organizado um roteiro para atender os eleitores ainda pendentes. 

Confira abaixo data e local de cada atendimento:

18 e 19- Povoado Chapada 3° distrito
21 a 23- Povoado Caiçara 2º distrito
28 e 29- Povoado Brejinho 1° distrito
19 à 23- Centro de Cultura e Fórum das 8:00 da manhã até as 17:00 horas
24- Fórum da cidade Judiciaria de 8:00 horas ao 12:00

Documentação necessária e procedimentos

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor (se tiver), CPF (se tiver) e, ainda, comprovante de endereço, para que comprove seu vínculo com o município onde vota. Os maiores de 18 anos que forem tirar o título de eleitor pela primeira vez podem fazê-lo durante o recadastramento biométrico. Nesse caso, os eleitores do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

O procedimento de recadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.