sexta-feira, 4 de março de 2016

Léo Coutinho reinaugura Colégio Municipal Antonio Rodrigues Bayma 


Inaugurado em agosto de 1981, na gestão do ex-prefeito Numa Pompilio Bayma Pereira, o Colégio Municipal Antonio Rodrigues Bayma, uma das principais unidades de ensino básico do municipio, foi reinaugurado, nesta sexta-feira (04), totalmente reformada pela Prefeitura de Caxias. Em clima de comemoração, a estrutura foi entregue à população dos bairros Castelo Branco, Nova Caxias e adjacências pelo prefeito Léo Coutinho. O neto do homenageado que deu nome à escola, senhor Rodrigo Bayma, participou da solenidade. A unidade de ensino foi requalificada, conforme orientação do Ministério da Educação (MS), e vai atender mais de 600 alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

De acordo com o prefeito Léo Coutinho, com a reinauguração da escola, a Prefeitura dá continuidade a entrega das unidades de ensino reformadas e reconstruídas pelo Município. “Aqui nós praticamente reconstruimos a escola. Apesar dos últimos anos terem sido bastante difíceis para vários prefeitos no país, tanto pelos momentos de crise como até mesmo por questões políticas. Mas mesmo assim, enfrentamos todas as situações, nossa resposta para o povo é apenas trabalho e mais trabalho”, disse.


A secretaria de Educação, Maria Lucia Teixeira, falou sobre a importância do momento. “Não dá para comparar como era a escola antes. Uma grande satisfação em entregar uma escola totalmente nova, com acomodações específicas favorecendo o processo de aprendizagem”, destacou.

Na oportunidade que khe foi concedida para fazer uso da palavra,  a presidente da Câmara, vereadora Ana Lucia Ximenes ressaltou as ações da gestão municipal focadas na melhoria do ensino público do municipio. “A Educação de Caxias está vivendo um novo momento, e essas ações, como esta reinauguração, tornam essa prioridade mais evidente”,  disse a parlamentar, se referindo também à entrega das novas creches que foram feitas em 2015. 


O representante comercial, Darlan Almeida, que foi aluno da escola, acompanhou a reinauguração emocionado. “Estudei aqui desde a fundação em 1981 até 1984. Para mim é uma alegria retornar e encontrar a escola reformada, dotada de equipamentos e pronta para suprir na questão da educação as necessidades desta comunidade onde a escola está inserida”, frisou.

Estrutura

Mediante as necessidades educacionais, a escola passou por uma reforma, ampliação e climatização. Conta com oito salas de aula, uma secretaria, uma sala para professores, uma sala para coordenação, uma sala de direção, um laboratório de informática, uma cantina, um auditório, uma biblioteca, um refeitório, doze banheiros e uma área de serviços.