sexta-feira, 8 de abril de 2016

Fida, Prefeitura e Governo do Estado dialogam com movimentos quilombolas em Caxias 


Uma comitiva do Fundo Internacional para Desenvolvimento da Agricultura (Fida) esteve visitando a Princesa do Sertão na tarde desta quinta-feira (7). Os representantes do Fida, em parceria com a Prefeitura e Governo do Maranhão, conheceram os movimentos quilombolas para dialogar sobre as necessidades e realidades vividas no município.

Caxias está na agenda da Missão do Fida no Maranhão, que pela primeira vez receberá investimentos para mudar e transformar a realidade de agricultores familiares do estado, através do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável dos Territórios do Baixo Parnaíba, Cocais, Campos e Lagos, Lençóis Maranhenses, Médio Mearim e Vale do Itapecuru.


De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, “a parceria com o Fida está diretamente ligada ao fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar, bem como a garantia de sua soberania alimentar e segurança nutricional, com tecnologias adequadas à realidade de cada bioma”.

Ajuda bem-vinda

A comitiva começou a visita pelo Povoado Soledade. Segundo a presidente da Associação Quilombola, Claudiana Silva, “a comunidade faz da terra um meio de sobrevivência e toda ajuda para melhorar a produtividade é bem vinda".

A comunidade da Usina Velha também recebeu a visita da comitiva. Para o presidente da associação local, Chico do Rádio, “o Fida representa um novo olhar para os agricultores familiares”.

O secretário de Agricultura de Caxias, Manoel Silveira, aproveitou a visita da comitiva do Fida para entregar uma proposta de Agroindústria. “Caxias hoje tem muita dificuldade de comprar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pois não temos agroindústria para processar nosso produto”.

as informações são da ASCOM