sábado, 16 de abril de 2016

Pressão insuportavel... 

A Folha 

Aliado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA) anunciou que irá votar contra a destituição da petista.

A assessoria do deputado confirmou a informação. Maranhão sempre se declarou contrário ao impeachment, mas mudou de voto pela primeira vez depois que o PP decidiu desembarcar do barco governista.

Ao anunciar que votaria pelo impedimento, no entanto, ele sofreu pressão considerada "insuportável", de acordo com um de seus interlocutores, vinda especialmente da comunidade acadêmica de seu Estado. Waldir Maranhão é professor e foi reitor da Universidade Estadual do Maranhão.

Professores e acadêmicos argumentaram que ele estaria, na prática, ajudando o ex-presidente José Sarney e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que trabalham pelo impeachment. "Entre o ruim, que é Dilma, e o insuportável, que é Sarney, não havia dúvidas", afirma o interlocutor.

À Folha, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), disse que Waldir Maranhão atendeu a um apelo político pessoal seu. Dino e o deputado são adversários no Estado da família Sarney, que teria aderido nos últimos dias ao impeachment.

"Ele deve levar uns dez votos do PP para a posição contrária ao impeachment", afirmou Dino, que está em Brasília e se encontrou nesta sexta com Dilma.

Segundo o governador, a presidente está confiante que entre sábado e domingo irá reverter para a posição anti-impeachment a "onda" contrária dos últimos dias, que faz o governo temer o "efeito manada" a favor da sua destituição.