sábado, 28 de maio de 2016

Deputados parabenizam o Jornal Pequeno pelos 65 anos de aprovação e aprovam homenagem 


Na sessão desta quarta-feira (25) no plenário da Assembleia Legislativa, os deputados Eduardo Braide (PMN), Levi Pontes (PCdoB), Edilázio Júnior (PV), Othelino Neto (PCdoB), Rafael Leitoa (PDT), Wellington do Curso (PP) e Andrea Murad (PMDB), se congratularam com o Jornal Pequeno - conhecido popularmente como o órgão das multidões - que no próximo dia 29 completa 65 anos de fundação.
A pedido de Eduardo Braide será realizada no dia 2 de junho, uma Sessão Solene, para comemorar o aniversário do jornal – que teve como fundador o saudoso Ribamar Bogéa – e que hoje é dirigido pela matriarca Ilda Bogéa e seus filhos, Lourival, Ribinha e Gutemberg Bogéa.
Também foi aprovado um requerimento de autoria de Braide com mensagem de aplauso e congratulação aos dirigentes e grandes profissionais que fazem aquele jornal.
Durante a sua fala, Eduardo Braide destacou que o jornal – que de pequeno só tem o nome, mas é grande na sua honra, na forma de apresentar notícias ao longo desses 65 anos - é um importante instrumento de comunicação do Maranhão. “O Jornal Pequeno tem a nossa admiração pela sua forma combativa e legítima de apresentar as notícias. Parabéns a toda equipe. Tenho certeza de que só quem ganha é o nosso estado com o trabalho belíssimo que vem fazendo nos últimos 65 anos”, acentuou Eduardo Braide.
Apartes
“O Jornal Pequeno sempre foi um jornal de conduta única; sempre foi um jornal apartidário que tenta colocar as notícias à luz da verdade, por isso, que é um dos mais lidos no estado do Maranhão. Ficam aqui as nossas homenagens e parabéns a toda a sua equipe. Espero que mantenha sempre esta conduta de imparcialidade, de honestidade, de clareza e sempre com o desejo de ajudar a democracia”, enfatizou Levi Pontes.
Edilázio Júnior destacou o carinho que tem pelos dirigentes do jornal. “Eu fico muito feliz em poder apartear V. Ex.ª desse pronunciamento tão digno de nossa atenção e tenho certeza que vai ser muito prestigiada esta sessão solene da próxima semana”.
Ao fazer as saudações, Othelino Neto lembrou que todos os grandes episódios que marcaram a história do Maranhão foram devidamente registrados pelo Jornal Pequeno. Ele destacou que, ao longo dos anos, o jornal foi crescendo a importância e se afirmando na história do Maranhão e na história do jornalismo no Maranhão. Também afirmou ter uma ligação familiar com o jornal: o seu avô escreveu a coluna “Na Liça”; seu pai também trabalhou naquele matutino e, ele, por algum tempo, fez uma coluna naquele jornal.
“Sem dúvida, isso estimula ainda mais dar um depoimento sobre a historia do Jornal Pequeno. Jornal este, que foi perseguido e, algumas vezes, de forma direta ou indireta, se tentou fechar o Jornal. Até hoje ainda sofre porque vários são os processos movidos pelos antigos mandões do Maranhão que foram responsáveis por prejuízos inúmeros ao Jornal Pequeno, que teve inclusive o seu patrimônio muitas vezes comprometido por conta desses processos judiciais”, afirmou Othelino Neto.
“Presto homenagens ao Jornal Pequeno que tanto contribui para a democratização do estado do Maranhão pela informação que leva a cada cidadão e pelo serviço prestado, inclusive, para esta Casa, uma vez que as nossas ações são repercutidas naquele matutino. É um veículo importante de comunicação do nosso Estado e, com certeza, continuará da mesma forma com a dinâmica imparcial que trata os fatos e de maneira incisiva nas conquistas e nas lutas do povo maranhense”, enfatizou Rafael Leitoa.
Wellington do Curso também parabenizou a equipe do Jornal Pequeno. “Que possa permanecer viva essa história de 65 anos. A população é que agradece ao grande Jornal Pequeno”.
“Quero parabenizá-los por toda a trajetória. E, independente de lados políticos, opostos ou não, é um jornal que faz a diferença na vida dos maranhenses. Desejo toda sorte, sucesso e que tenha mais uma longa trajetória para a gente estar lendo e aplaudindo ou também ficando, às vezes, até com raiva de algumas coisas. Mas o jornalismo, a comunicação é isso. Parabéns ao Lourival, à dona Ilda, sucesso e toda felicidade”, acentuou Andrea Murad.