segunda-feira, 20 de junho de 2016

Cantor e compositor Cesar Nascimento comemora 35 anos de carreira nos festejos de São João 


O cantor e compositor César Nascimento comemora, em 2016, os seus 35 anos de trajetória artística. E a comemoração vem em ritmo de festa, com apresentações do artista nos festejos de São João de São Luís.

No próximo dia 22 de junho, às 21h, no Arraial do Ipem (Calhau), o cantor fará a primeira das apresentações. Em seguida, César Nascimento se apresentará, ainda, no dia 24 de junho, às 22h, na Praça Nauro Machado (Praia Grande) e no dia 26 de junho, como um dos artistas convidados para o show de lançamento do CD e DVD Chagas 25 anos, do cantador Chagas, do Boi de São José de Ribamar. Esta última apresentação será realizada na Praça Maria Aragão (Beira mar).

No dia 28 de junho, ele encerra a série de shows, se apresentando no Turu.

Para as apresentações, o cantor preparou um repertório especial, que conta com os sucessos Serenin, O Radinho, Maguinha do Sá Viana, Janela Aberta, Lençóis de Areia, Ilha Magnética, entre outras. Atualmente, César Nascimento está gravando o disco Arrasta-pé do César Nascimento.

Biografia 

Cantor. Músico, Compositor. Nasceu na cidade de Teresina, no Estado do Piauí, sendo criado no Estado do Maranhão. A família de Cesar Nascimento tem uma identificação muito forte com a cidade de Caxias. O pai, José do Espírito Santo Nascimento, foi líder comunitário, jogador de futebol, poeta e sanfoneiro. No início dos anos 70 a família morou em São Paulo e depois no Rio de Janeiro, no bairro do Flamengo, onde passou parte da infância e parte da adolescência. Nos anos 80 passou a residir no Maranhão. Teve aulas com Mestre Felipe, aprofundando o conhecimento da tradição e da polirritmia dessa manifestação afro-brasileira do Maranhão na Escola Laborarte. Produziu, juntamente com o Laborarte, um CD gravado no quintal  da escola, um CD de Mestre Felipe. No ano de 1999 voltou a residir no Rio de Janeiro, onde desenvolveu projetos culturais como a oficina de percussão "Crivador, Matraca e Pandeirão: uma viagem pelos ritmos do Maranhão"; "César Nascimento, Tambô & Forró", apresentado por cinco meses no ano de 2003, na Casa Hombu, na Lapa, centro do Rio de Janeiro. Ainda com suas informações rítmicas, produziu em 2006, para a TV Futura, vinhetas musicais dos compositores Josias Sobrinho, Weligton Reis e José Ignácio, falando sobre a cultura do Maranhão, na voz da cantora Rita Ribeiro. Transferiu-se para a cidade Petrópolis, na Região Serrano do estado do Rio de Janeiro.

Obras 

À beira do roseiral
Aparências
Batê pra tê (c/ Alê Muniz)
Boizinho de viola
Calça jeans
Catirinha e o mar

fonte: imirante e dicionário cravo albin da MPB