quarta-feira, 8 de junho de 2016

Praça da Matriz: de área de lazer a mercado aberto 



O descaso e a desorganização há muito tempo vem tomando conta do centro de Caxias. O reflexo dessa situação pode ser observado na Praça Cândido Mendes, mais conhecida como Praça da Matriz, que deveria ser utilizada para o passeio público, mas vem sendo transformada em um mercado a céu aberto.

O comércio informal tomou conta do logradouro. Muitas pessoas, como forma de conseguir renda, optam por esse tipo de comércio e escolheram a Praça da Matriz para se estabelecer e vender os seus produtos, tendo em vista as centenas de pessoas que transitam diariamente pela praça.
Os sinais, dos serviços de revitalização da ultima reforma realizada no local no inicio da década de 90,  não são mais visto. Contudo, o que é possível observar é o grande número de bancas do comércio informal, que transformou a região em um mercado à céu aberto e compromete a passagem das pessoas.

O comércio que se faz no local é o mais variado possível. Bancas comercializam roupas, bolsas, relógios, bijuteria, sombrinhas, acessórios para celulares e outros tipos de mercadorias que agradam a todos os gostos e bolsos.

Quem não tem uma banca para vender não perde a oportunidade de fazer as suas vendas e expõe os seus produtos sobre o chão. É o que faz muitas vezes os vendedores de sacas de cebolas, CDs e DVDs.


Alimentos

O comércio de alimentos também encontra um bom lugar na Praça da Matriz para se desenvolver com plenitude. No local, o hábito que muitas pessoas têm de comer na rua se fortalece com as comidas que são oferecidas no logradouro.

Pode-se encontrar desde o café da manhã, servido com pães, bolos, guaraná da amazônia, cachorro quente e sucos a refeições mais completas, como os famosos “espetinho com maria izabel”, que são servidos até como almoço e atraem uma grande quantidade de consumidores para a região.

As pessoas que comercializam no local não têm a autorização da Prefeitura (Vigilância Sanitária) e nem do Sindicato dos Vendedores Ambulantes.

Trabalho

Uma senhora identificada como dona Rita trabalha na Praça da Matriz  há quatro anos e com a comercialização de lanches, principalmente o café da manhã. Moradora da Volta Redonda, ela contou que acorda cedo para estar em seus local de trabalho.

“Acordo cedo e venho para cá e fico até umas 11h30. Depois volto para casa para fazer tudo de novo”, disse. Ela afirmou, ainda, que com a renda que ganha ajuda a sustentar a família.

Infraestrutura

Além do espaço está quase que completamente ocupado por vendedores ambulantes, há ainda diversos problemas de infraestrutura no logradouro. Em diversas partes há pedras soltas no calçamento que oferecem riscos para as pessoas que caminham pelo local.

Outro problema é com relação às árvores que se encontram no local. Por causa da falta de cuidados, algumas já estão mortas e seus galhos estão prestes a cair,

A Prefeitura de Caxias iniciou no ano passado uma serie de reforma e revitalização das praças da cidade, mas não há informações se a Praça da Matriz será reformada e revitalizada.