segunda-feira, 11 de julho de 2016

Deputados constatam retomada da obra de duplicação da BR-135 e previsão de entrega para 2017 

Agencia Assembleia 

"Retomamos a obra em ritmo acelerado e vamos concluí-la em abril do próximo ano”, afirmou, categoricamente, o engenheiro Cláudio dos Santos, da construtora Aterpa, perante os membros das Comissões de Obras e Serviços Públicos, da Assembleia, e de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara Federal.
 A informação foi dada, na tarde desta segunda-feira (11), durante uma visita técnica realizada por uma comitiva de deputados federais e estaduais, técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e Diretores da Companhia de Agua e Esgoto do Maranhão (CAEMA), para verificar in loco o andamento das obras de duplicação da BR-135 e do Projeto Italuís II.
A visita da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aconteceu por força do  Requerimento nº 20, apresentado pelos deputados federais Hildo Rocha (PMDB) e Alberto Filho (PMDB), membros titulares da comissão, aprovado no mês de junho deste, propondo a visita. “O objetivo dessa visita é verificar se a obra está em execução e dentro do cronograma previsto de início e conclusão”, esclareceu Hildo Rocha.
“Agora não podemos ouvir mais nenhuma justificativa para a paralisação ou atraso no andamento da obra, uma vez que asseguramos os R$ 60 milhões necessários para a sua conclusão. As empresas Serveng e Aterpa, responsáveis pela execução da obra, estão com o pagamento em dia. Esta é uma obra de fundamental importância para o desenvolvimento do Maranhão”, argumentou o deputado Aluízio Mendes.
GARANTIA DE EXECUÇÃO DOS OUTROS TRECHOS
Por sua vez, o deputado Alberto Filho (PMDB) disse que, por intermédio de apresentação de emendas impositivas por parte da bancada federal maranhense ao Orçamento da União de 2017, os outros dois trechos da duplicação da BR-135 já estão com recursos garantidos. “Portanto, os dois outros trechos (Bacabeira/Entroncamento e Entroncamento/Miranda) são obras de execução obrigatória por força do caráter das emendas impositivas, por isso serão executadas”, esclareceu.
Para o deputado Eduardo Braide a retomada da obra em ritmo forte, os recursos necessários assegurados e a previsão de conclusão para abril de 2017 é uma demonstração de força da classe política e de que, quando há união em torno de um interesse maior do Maranhão, se consegue o objetivo. “Estamos constatando a retomada da obra e, ainda, que graças a união da classe política maranhense o Governo Federal concluirá essa obra de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do estado do Maranhão, pois o maior entrave foi superado, que era a falta de dinheiro”, ressaltou.
Os deputados Zé Inácio (PT), Júnior Verde (PRB) e Wellington do Curso (PP) também manifestaram satisfação em ver a retomada dos serviços e ouvir dos dirigentes das empresas Serveng e Aterpa que a obra será entregue dentro do novo cronograma estabelecido. “Estou convencido de que a obra de duplicação da BR-135, de vital importância para o desenvolvimento de nosso estado, será concluída dentro do novo prazo estipulado e contribuirá para evitar o grande número de acidentes que vêm ocorrendo nesse trecho”, assinalou Júnior Verde.
PROJETO ITALUÍS II
Acompanhados dos dirigentes da CAEMA, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle também visitou a execução da obra do Projeto Italuís II, do Governo Federal, com 19 km de extensão de tubulação de aço platinado, material mais resistente à ação do salitre, está orçada, hoje,  em R$ 138 milhões e é realizada em parceria com o Governo do Estado. A obra é executada pelo consórcio EIT/EDECANSIL/PB. “Em outubro deste ano, entregaremos esta importante obra para a população maranhense, que sofreu atraso devido a erros técnicos apresentados no projeto inicial”, explicou o presidente da CAEMA, David Peres.
Segundo José Luís Bastos, Diretor de Engenharia da CAEMA, a duplicação do Italuís II vai aumentar em 600 mil litros por segundo a capacidade de abastecimento de água para São Luís. “Com a entrada em funcionamento do Italuís II, vamos ter uma melhoria no serviço de abastecimento de água de nossa Capital”, destacou.
Os deputados Juscelino Filho (DEM), coordenador da bancada federal do Maranhão, Weverton Rocha (PDT) e Rubens Júnior (PC do B) também participaram da visita.