quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Três nomes pleiteiam o cargo de presidente da Câmara de Caxias  


Passadas as eleições municipais para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, os principais assuntos da política local pairam sobre os prováveis nomes que irão compor a equipe administrativa do prefeito eleito Fábio Gentil (PRB) e a eleição para a Mesa Diretora da Câmara, biênio 2017-2018, que define quem será o chefe do Poder Legislativo pelos próximos dois anos. A eleição acontece no dia 1º de janeiro de 2017, simultaneamente com a posse dos vereadores.

A Câmara de Caxias é composta por 19 parlamentares, sendo que no pleito de outubro foram eleitos 16 vereadores aliados do prefeito Léo Coutinho e 3 parlamentares do grupo de oposição, que apoiou a candidatura do prefeito eleito Fábio Gentil. Dessa forma, a lógica aponta que o próximo presidente do legislativo municipal será do grupo ainda situacionista, já que possuem maioria dos vereadores eleitos. 

Durval Junior (PSB), Mario Assunção (PPS) e Catulé (PRB) são os pré-candidatos para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. 


O vereador Durval Junior, que segue para o seu segundo mandato consecutivo. Em conversa com o titular do Blog, sua esposa Célia, confirmou mais uma vez as especulações acerca da pretensão do marido de assumir o principal cargo do legislativo de Caxias, porém deixou claro que Durval  não coloca seu nome de forma impositiva, adiantou ainda que o parlamentar já conta com uma bancada forte formada por oito vereadores, que vem mantendo encontros com frequência, acertando os detalhes para formação da chapa que vai concorrer no dia 1º de janeiro na eleição da Mesa Diretora. 

"Acredito que o Durval pode desenvolver um bom trabalho na Presidência da Câmara. Ele pretende manter projetos de ex-presidentes que deram certos e inovar também com novas idéias", pontuou Célia, assessora parlamentar e esposa do vereador Durval Junior.

A participação, do vereador eleito Darlan encabeçando os trabalhos de arregimentação dos edis novatos em prol da candidatura do vereador Durval para presidente da Casa, também foi destacada pela assessora parlamentar."Admiro o vereador eleito Darlan, tem opinião firme e tem também a admiração de políticos do municípios e dos comerciantes", disse Célia.     


Outro vereador reeleito que também desponta como forte candidato para presidir o poder legislativo é o edil Mario Assunção. Líder do governo na Câmara, Assunção parte para sua segunda legislatura. Tão logo saiu o resultado das urnas, o parlamentar reeleito confirmou a sua pré-candidatura ao cargo. Mario Assunção acredita que ao longo dos últimos quatro anos adquiriu experiência suficiente para assumir o cargo pleiteado. 


"Durante o período da minha primeira legislatura aprendi muito e me sinto totalmente preparado hoje para ser o Presidente da Câmara e tenho o objetivo de melhorar cada vez mais o nosso quadro legislativo fazendo com quê a nossa população seja a principal beneficiada com todos os projetos votados na Casa", falou.

Mario Assunção disse que se sente apto a concorrer ao cargo e está articulando a montagem de um grupo forte para concorrer no dia 1º de janeiro de 2017. 


Na corrida sucessória pela presidência da Câmara, o vereador Catulé, dos três pré-candidatos, é o que se encontra em situação mais desconfortável. Eleito pelo PRB (Partido Republicano Brasileiro) por QP (quociente partidário), Catulé obteve 929 votos. O experiente parlamentar tem a maior rejeição entre seus pares para comandar novamente o legislativo caxiense. O decano presidiu o parlamento no longínquo biênio 1991/1992.    

Catulé nunca escondeu de ninguém seu sonho de um dia voltar a sentar novamente na principal cadeira da Casa do Povo. Segundo informações de bastidores da politica local, o edil reeleito para o 7º mandato vem se mexendo como pode para deslanchar esse seu projeto.

Na opinião do Blog não há nenhuma duvida de que o vereador Catulé seria um presidente de qualidade, mas pelo andar da carruagem e os percalços da politica, certamente ele será impedido de voltar a comandar o legislativo municipal.

Faltam 44 dias para a eleição que vai escolher o novo presidente da Câmara Municipal de Caxias.