sexta-feira, 14 de abril de 2017

'Procissão do Senhor Morto' leva centenas de pessoas às ruas de Caxias 


Centenas de fiéis foram às ruas de Caxias, em oração, durante a procissão do Senhor Morto realizada na tarde desta sexta-feira da paixão (14). Eles saíram da Igreja de São Benedito, percorreram algumas ruas do centro da cidade, depois retornaram para o local de saída do ato de fé. 


Hoje é o único dia do ano em que não é realizado missa, apenas uma celebração litúrgica da Paixão do Senhor, que consiste de três momentos: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz (Jesus crucificado) e a Sagrada Comunhão.


Para o bispo dom Vilson Basso, esse é um momento importante para a Igreja Católica. "Jesus Cristo veio para ser morto na cruz,era uma coisa já predestinada. Não devemos ter medo da cruz, que são as dificuldades do dia a dia", disse. Ainda de acordo com o bispo caxiense, Jesus veio para morrer na cruz em obediência ao pai. "O homem Deus viveu entre os humanos, desde sempre ele sabia de sua morte, a sexta-feira santa é isso, a crucificação de Jesus e depois sua ressurreição no domingo de Páscoa", comentou dom Vilson.


Para dona Maria Rita, de 69 anos, as pessoas estão se afastando do Senhor e das celebrações da igreja. "Todos os anos estou aqui, eu não perco um ano. Antigamente as pessoas cultivavam mais a Semana Santa, ano passado tinha mais gente, a chuva que caiu antes do inicio da procissão pode ter afastado os fiéis", contou.