terça-feira, 4 de julho de 2017

Encontro de prefeitos deve encerrar com guinada radicam e promissora na área de Saúde


São Luís sediará hoje o Encontro Estadual da Famem, um evento municipalista que poderá entrar para a história registrando, se não o maior, um dos maiores números de prefeitos presentes, como também o dia em que 107 municípios serão habilitados para a gestão plena de Saúde, tornando o Maranhão o primeiro estado brasileiro com todos os seus municípios nessa condição. Se tudo correr dentro do previsto, o governador Flávio Dino (PCdoB) autorizará a habilitação desses municípios, atendendo a uma  reivindicação da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), articulada durante meses pelo presidente da entidade e prefeito de Tuntum Cleomar Tema Cunha, e entrará para a História como o chefe do Executivo que sacramentou a mudança para fortalecer o processo de melhoria nos serviços de Saúde nos municípios.

Nas contas dos organizadores do Encontro, nada menos que de 180 prefeitos confirmaram presença no Encontro, que acontecerá no auditório da Fiema, a partir das 13h, com a presença, além do governador do Estado e secretários de diversas áreas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), deputados estaduais e deputados federais. A pauta inclui outros temas de importância capital para os municípios, como a busca de recursos da União para programas especiais tocados por Prefeituras, e também as emendas parlamentares, que envolvem as esferas estadual e federal. O Encontro, portanto, foi pensado com o objetivo de aproximar, cada vez mais, prefeitos da administração estadual e, dessa maneira, discutir os problemas da municipalidade e apontar soluções para resolvê-los.
A programação prevê debates acerca das reivindicações dos gestores, de ações governamentais e projetos desenvolvidos pela Federação em favor dos municípios. A Habilitação de 107 municípios em gestão Plena de Saúde melhorará a prestação de serviços na área, uma vez que significará maior dinamismo, maior agilidade e mais qualidade na prestação desses serviços nos municípios. A medida deverá ser oficializada pelo governador Flávio Dino, que durante o Encontro dialogará diretamente com prefeitos, deverá fazer anúncios de outros benefícios para os municípios do Maranhão. O presidente da Famem, Cleomar Tema Cunha destaca que esse será o primeiro de uma série de eventos com o objetivo de estreitar os laços entre o Governo estadual e os gestores municipais.
O governador Flávio Dino é um municipalista convicto e tem dado demonstrações de sua preocupação com o desenvolvimento dos municípios, através de uma administração voltada para a população, sem nenhum viés de cunho político partidário. O Encontro será coroado de êxito, até porque os prefeitos estão se manifestando favoráveis ao evento – destacou o presidente.

fonte: Repórter Tempo