domingo, 17 de dezembro de 2017

Prefeito Zé Reis recebe instrumentos musicais para jovens de Aldeias Altas 

Prefeito Zé Reis, governador Flávio Dino, 1ª dama Rita Reis
e o secretário Adelmo Soares  
O prefeito Zé Reis, acompanhado da 1ª dama Rita Reis, recebeu sexta-feira (15) novos equipamentos musicais para os jovens de Aldeias Altas. A entrega foi realizado pela governador Flávio Dino, que entregou 110 kits de instrumentos musicais a 52 municípios do estado. A ação é parte do Programa Maranhão Musical, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

A cerimônia contou com a participação de autoridades, gestores de cultura e professores de música das cidades beneficiadas. O município de Aldeias Altas foi um dos contemplados da região leste, num convênio assinado pela Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal, através do Programa Maranhão Musical.
Cada município foi contemplado com um kit de 30 instrumentos musicais. O kit é formado por guitarra, flauta, contra baixo, teclado, violão, bateria, entre outros. Do total de municípios atendidos, 30 foram contemplados por recursos estaduais, com direito a 30 itens cada, totalizando 900 instrumentos musicais entregues. Os outros 22 municípios foram beneficiados por meio de emenda federal, recebendo, cada um, 80 instrumentos, além de 87 itens de mobiliário.
A proposta do Maranhão Musical é oferecer cursos regulares de iniciação e formação musical através de aulas práticas e teóricas. “Respeitamos todos os direitos previstos na Constituição; e um deles são os chamados Direitos Culturais. Temos uma política cultural que abrange eventos e também instrumentos, capacitação e apoio a atividades permanentes dos municípios”, disse o governador, Flávio Dino.
Integram o grupo de municípios que receberam kit com 30 instrumentos musicais: Alcântara, Axixá, Bacabal, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Buriti Bravo, Cajapió, Codó, Coroatá, Cururupu, Governador Newton Belo, Imperatriz, João Lisboa, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago Verde, Matões, Mirador, Nova Iorque, Paço do Lumiar, Peritoró, Raposa, Ribamar Fiquene, Santa Inês, São Benedito do Rio Preto, São José de Ribamar, São Mateus, Senador La Rocque, Tuntum e Vitorino Freire.
Já os contemplados pelo convênio federal são os municípios de Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Apicum Açu, Amarante do Maranhão, Bequimão, Brejo, Cachoeira Grande, Joselândia, Montes Altos, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Nova Olinda do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Satubinha, Trizidela do Vale, Turiaçu, Olinda Nova do Maranhão, Mirinzal, Vila Nova dos Martírios, Cândido Mendes e Riachão.