segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Ex-presidente Dilma pode embaralhar disputa pelo Senado no Maranhão 


O Partido dos Trabalhadores poderá criar mais uma confusão no tão complicado processo de escolha de um segundo nome ao Senado para compor a chapa majoritária do governador Flávio Dino (PCdoB), principal aliado da legenda no estado. De acordo com o portal Brasil 247, com base numa informação da coluna Poder em Jogo do jornal O Globo, o PT vai testar em pesquisas a viabilidade eleitoral da ex-presidente Dilma Rousseff como candidata ao Senado.
As consultas serão feitas no Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Tocantins. Com base no resultado, o partido vai trabalhar com os aliados a viabilidade de sua candidatura, já que ela pode escolher um novo domicílio eleitoral até o dia 07 de abril.
O portal lembra que em recente levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado em outubro, Dilma lidera a preferência da maioria dos eleitores de Minas Gerais para uma candidatura ao Senado.
Na modalidade estimulada do levantamento, Dilma aparece em primeiro com 16,9% de intenções de voto entre os mineiros. O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot surpreendeu e aparece em segundo lugar, com 15,2% de intenções. Em terceiro aparece Josué Alencar (PMDB), filho do ex-vice-presidente José Alencar, com 15,1% dos votos. O senador Aécio Neves (PSDB), principal articulador do golpe parlamentar de 2016, aparece em quarto, com 13,7%.
Vale lembrar que embora a Constituição preveja a suspensão dos direitos políticos de quem foi afastado do mandato nas condições da ex-presidente, na sessão que definiu o impeachment o Senado, presidido na oportunidade pelo ministro Ricardo Lewandowski, que era presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve seus direitos políticos.
Atualmente, quatro políticos – Waldir Maranhão (Avante), Eliziane Gama (PPS), José Reinaldo Tavares (sem partido) e Márcio Jardim (PT) – buscam se viabilizar como segundo nome de Flávio Dino, que já escolheu o deputado Weverton Rocha (PDT) como primeiro nome.