sexta-feira, 20 de abril de 2018

Aureamelia Soares participa de Encontro de Mobilização Local do Programa Cisternas 

O Programa, que faz parte de uma iniciativa do Governo Federal e Governo do Estado, chega a Caxias para transformar vidas 


Nesta quinta-feira, 19, a comissão municipal do programa Cisternas - Segunda Água reuniu-se no auditório do IFMA/Caxias para dialogar com as 70 famílias que serão atendidas pelo programa, em 08 povoados do município.

O programa tem como objetivo a promoção do acesso à água para a produção de alimentos e criação animal, por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo. Em Caxias serão construídas 40 cisternas telhadão multiuso com capacidade de 25 mil litros; além de 30 barreiros trincheiras com capacidade de 500 m³ de água.



Participaram do encontro, o chefe de departamento de ensino do IFMA/Caxias, Raimundo Filho, a coordenadora do INAPEM/Caxias, Ana Cleide, o presidente da comissão, também representante da Diocese Caxias, João Luís, os representantes do SINTRAF e STTR, respectivamente, Maria das Neves e Francisco das Chagas, bem como, a vereadora Aureamélia Soares, que aproveitou para destacar a importância do programa e o olhar de sensibilidade do Governo do Estado em executar uma gestão participativa, buscando dar voz e vez a quem mais precisa.


A vereadora caxiense também aproveitou para destacar o importante trabalho do Sistema SAF, que teve a frente durante os últimos três anos, o ex- secretário, Adelmo Soares. Caxiense de coração, o _ antigo gestor_ buscou trazer recursos e programas para beneficiar e transformar a vida de centenas de agricultores familiares do leste maranhense.
SAIBA MAIS

A inclusão do Maranhão, ainda em 2016, no Programa Nacional de Captação de Água das Chuvas e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água – Programa Cisternas veio do esforço do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), durante a gestão de Adelmo Soares.

A época, o gestor frisou que “O que for disponibilizado para o Maranhão será executado, com acompanhamento técnico, pois a intenção é alcançarmos resultados positivos, com melhor qualidade de vida para as pessoas do campo. Sempre com a participação popular, como determina o governador Flávio Dino, porque hoje vivemos um novo momento no Maranhão. Antes não havia diálogo do governo com os movimentos sociais. Hoje a realidade mudou”.

Atualmente, o Programa Cisternas – Segunda Água visa atingir 16 municípios maranhenses, ao todo, já são mais 547 cisternas entregues no Estado entre as modalidades 1ª Água, 2ª Água e Escolares.