segunda-feira, 2 de abril de 2018

Filho de Bolsonaro apresenta projeto que facilita entrada de armas em aviões no Brasil 

Filho do deputado e pré-candidato, Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) apresentou um projeto de lei que facilita que o cidadão comum, com porte legal de arma, entre armado em aeronaves civis sem burocracias. A informação foi publicada nesta segunda-feira (2) pela jornalista Clarissa Stycer, do jornal O Globo, na coluna de Lauro Jardim.
A proposta, apresentada na Casa na última semana, diz que “o embarque armado consiste no ingresso na aeronave portando consigo a arma de fogo, com possibilidade de acesso imediato ao instrumento e emprego em caso de necessidade, durante todo o período de voo”.
O texto prevê ainda que o portador da arma de fogo apenas comunique ao funcionário da companhia aérea sua situação, desobrigando-se da apresentação da documentação. Com isso, os funcionários das companhias aéreas não podem tomar anotações “sobre identidade funcional, número de registro da arma, quantidade de munições ou quaisquer outras informações relacionadas ao porte de arma de fogo”. Nestes casos, o funcionário deve apenas informar ao comandante da aeronave sobre o embarque armado.
Para defender o projeto, Eduardo Bolsonaro a afirmou que política desarmamentista adotada nas últimas décadas ocasionou uma onda crescente de criminalidade.
O projeto tenta reverter uma nova regra da Anac que, em janeiro, restringiu ainda mais o trânsito de passageiros armados. A autorização passou a ser restrita a agentes de segurança que estiverem em serviço.
Com informações de o Congresso em Foco.