terça-feira, 8 de maio de 2018

Flavio Dino esclarece sua declaração: defende primeiro Lula; e, sem Lula, defende unidade por Ciro Gomes 


O governador Flávio Dino fez uma retificação do que tem sido interpretado de sua declaração ao jornal Folha de São Paulo. Pelas linhas escritas pela jornalista da Folha, a interpretação de muitos é que Flávio disse para o PT desistir de Lula e se concentrar absolutamente em uma candidatura única: a do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes.
O governador esclareceu pelo Twitter a declaração. “Repetindo o que tenho dito: 1) Defendo a candidatura de Lula e que todo o campo popular o apoie. 2) CASO Lula não consiga ser candidato, defendo a unidade do lulismo em torno do melhor posicionado, para tentar ir ao 2º turno e ganhar a eleição”.
A declaração de Flávio à Folha foi: “Está chegando o momento de admitir uma nova agenda. Se não oferecermos uma alternativa viável, você pode perder a capacidade de atrair outros setores do centro que se guiam também pela viabilidade”. Depois, questionado sobre um cenário sem Lula, destacou que a solução seria Ciro Gomes. “É hoje e o melhor posicionado. […] O PT não tem nome capaz de unir nesse momento”.
Ou seja, o governador segue defendendo a liberdade e a candidatura de Lula, mas já vislumbra que a esquerda deve ir se preparando para a não candidatura. Como solução, defende que se Lula não foi candidato, o campo não deve ter Manuela D’Ávila, Fernando Haddad, Guilherme Boulos e Ciro Gomes, mas concentrar em uma candidatura com chance real de vitória e não apenas marcar posição. “A tática de marcar posição é derrotista e não honra a importância do Lula, porque abre mão da possibilidade de haver uma virada geral na sociedade que possibilite julgamentos racionais dele”, complementou.