sexta-feira, 20 de julho de 2018

Convenção da candidatura de Flávio Dino será em data histórica que confirmou independência do Maranhão  


A Convenção no próximo dia 28 (sábado) que vai confirmar o nome do governador Flávio Dino para disputar a reeleição vai ser na mesma data em que é comemorada a Adesão do Maranhão à Independência do Brasil. A coincidência é repleta de simbolismo e significados.
O Brasil declarou independência de Portugal em 7 de setembro de 1822. Mas o Maranhão só aderiu à independência em 28 de julho de 1823.
A demora se deveu à resistência da elite que dominava o Maranhão. O interesse era continuar as relações com Portugal por causa de benefícios políticos e econômicos para essa mesma elite.
É inevitável estabelecer um paralelo com a história recente do Maranhão. Por 50 anos, uma elite predominou no Estado e resistiu a uma mudança que lhes pudesse tirar poder, prestígio e dinheiro.
Nas eleições de 2014, no entanto, a oligarquia que comandou o Estado nas décadas anteriores foi derrotada. Mas, como pôde se ver desde então, esses mesmos personagens vêm deflagrando uma guerra para voltar ao poder e restabelecer a velha ordem.
A convenção de Flávio Dino neste dia 28, portanto, tem o simbolismo de romper de vez os laços com o passado e não permitir que a elite que mandou e desmandou no Maranhão volte a ter os privilégios de antigamente.
É a confirmação da independência em relação a um passado recente de exclusão social e desigualdades econômicas.
A Convenção Todos Pelo Maranhão será no sábado (28), às 8h30, no Multicenter Sebrae, em São Luís.
Blog do Jeisael