quinta-feira, 23 de agosto de 2018

IBOPE errou em 2006, 2010 e 2014 no Maranhão 

Em 2014, todas as pesquisas pesquisas mostravam o governador Flávio Dino com
o dobro de votos do segundo colocado. Mas o Ibope divergia. Flávio Dino ganhou
com 30 pontos de diferença  
As pesquisas do Ibope para o Governo do Maranhão erraram em 2006, em 2010 e em 2014. Sempre mostraram o candidato da família Sarney com mais pontos do que, de fato, tiveram nas urnas. Vem aí, nesta quinta-feira (23), a primeira pesquisa Ibope nestas eleições maranhenses. Quem contratou a pesquisa foi uma emissora que tem a ex-governadora Roseana Sarney como sócia.
Desde pelo menos 2006, o instituto tem divergido significativamente de outras pesquisas e do resultado final.
Naquele ano, todas as pesquisas do Ibope feitas antes da eleição mostravam Roseana eleita com folga no primeiro turno. Mas ela teve que disputar o segundo turno com o ex-governador Jackson Lago. Saiu, então, outra pesquisa Ibope, mostrando que Roseana venceria Lago por 53% a 47% no segundo turno. Mas o resultado foi quase o inverso: Lago ganhou por 52% a 48%.
Em 2010, o Ibope mostrava Roseana Sarney eleita com tranquilidade no primeiro turno. Mas o que se viu foi uma margem de apenas 0,08% (que gera controvérsias até hoje) que garantiu a vitória à filha de Sarney.
Em 2014, todas as pesquisas mostravam o governador Flávio Dino com o dobro de votos do segundo colocado. Mas o Ibope divergia. A diferença entre os dois, segundo a pesquisa, era de 12 pontos no início de setembro. Às vésperas da eleição, o Ibope já mostrava uma diferença de 21 pontos, mas ainda assim bem distante da realidade: Dino ganhou com 30 pontos de diferença.
Em 2018, todas as pesquisas de outros institutos divulgadas até agora mostram Dino com cerca do dobro de votos de Roseana, com vitória fácil no primeiro turno.