sábado, 9 de fevereiro de 2019

Maranhão envia mais quatro bombeiros para auxiliares nas buscas em Brumadinho 

Os maranhenses se matem em duas equipes; uma tripulando aeronaves e relizando
intervenções diretas em locais mais distantes, e a outra, atuando na zona mais
quente nas buscas e varreduras 
A tragédia de Brumadinho completou seu 15º dia nesta sexta-feira (08). O corpo de Bombeiros de Minas Gerais já contabilizou 157 mortos e outros 182 continuam desaparecidos. Nesta semana, a equipe do Maranhão recebeu mais quatro bombeiros, que já reforçam o trabalho de buscas por todo o caminho de lama e destruição provocado pelo rompimento da barragem.
Os maranhenses se matem em duas equipes, uma tripulando aeronaves e realizando intervenções diretas em locais mais distantes e a outra, atuando na zona quente nas buscas e varreduras aplicando técnicas de resgate em áreas com terras deslizadas.
“Nossa expectativa é contribuir para dar resposta a um maior número de familiares, o risco tem aumentado por conta dos frequentes temporais que tem ocorrido na região”, pontuou o major Patrício.
Uma segunda fase da operação foi elaborada pelos bombeiros, o objetivo foi delinear tecnicamente as estratégias de buscas que serão empregadas pelas equipes baseadas nos relatos de sobreviventes e nas informações da própria empresa Vale.
O major Patrício e o capitão Jonatan, do estado do Maranhão, participaram da reunião para discussão do novo planejamento. A partir de agora as buscas contam com auxílio de máquinas, cães farejadores e com emprego de tecnologia.
“Na primeira fase, as buscas por corpos se concentraram na superfície, e praticamente já foram exauridas”, explica o major Patrício, comandante da equipe maranhense empregada na Operação Brumadinho.
Análises técnicas e geológicas também estão sendo implementadas a fim de ampliar a segurança da operação. Agora, os bombeiros usam aparelhos de geolocalização e máquinas pesadas para a escavação do grande volume de rejeitos.