terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Sob protestos dos professores, Câmara aprova PL do Executivo que reajusta salário da classe do magistério 

Os vereadores Edílson Martins (PSDB), Tevi (SD), Thais Coutinho (PSB) e Magno Magalhães (PSD) votaram contra o Projeto de Lei nº 003/19 de autoria do Executivo que reajusta em 4,17% o salário dos professores da rede municipal de ensino 


Na abertura oficial dos trabalhos legislativos no ano de 2019, a Câmara Municipal de Caxias aprovou, na noite desta segunda-feira (4) durante realização da sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 003/19, proposto pelo Executivo, que reajusta em 4,17% o salário dos professores da rede municipal de ensino. Foram 13 votos a favor e 4 contra.
17 dos 19 vereadores da Casa marcaram presença na sessão. O presidente Catulé (PRB) e os vereadores Ximenes (PR), Gentil Cantanhede (PSL), Sargento Moisés (PSD), Mario Assunção (PPS), Jeronimo (PMN), Irmã Nelzir (PSB), Darlan (PSD), Ramos (SD), Neto do Sindicato, Luis Carlos (PMDB), Durval Junior (PSB), Paulo Simão (DEM), Edílson Martins (PSDB), Thais Coutinho (PSB), Tevi (SD) e Magno Magalhães (PSD). Os edis Repórter Puliça (PRB) e Aureamélia Soares não marcaram presença. 
Na galeria da Casa do Povo, os professores se manifestaram contra a aprovação do projeto. Encerrada a sessão os educadores se posicionaram em frente ao prédio do legislativo e usando um carro de som eles xingaram os parlamentares que votaram a favor do projeto. 
O Projeto de Lei deveria ter sido aprovado na sessão extraordinária realizada no dia 30 de janeiro se não fosse a intervenção do vereador Jeronimo que pediu vistas do documento. Ao tentar justificar seu pedido de vistas na sessão dessa segunda-feira (04), o edil foi xingado, recebeu uma calorosa vaia dos professores e colocado bem abaixo pela classe como um parlamentar que não sabe legislar. 
O vereador Edílson Martins, que na sessão extraordinária realizada na semana passada fez um contundente pronunciamento em defesa de um salário digno e justo para os professores, manifestou toda sua indignação nas redes sociais.
"Hoje é um dia muito triste para os professores da rede municipal de ensino de Caxias. Infelizmente o prefeito Fábio Gentil, que de Gentil e Rosa só tem o nome, aprontou mais uma de suas gentilezas para aqueles que ensinam os nossos filhos, que dão o melhor de si para que possamos ter um futuro melhor, esperanças de dias melhores. Pena que hoje esses funcionários da Prefeitura de Caxias foram desrespeitados, enganados e iludidos por quem deveria defende-los. Fica aqui o meu protesto de indignação contra esse prefeito Fábio Gentil", escreveu Martins. 
Mais
Por conta dos ânimos exaltados da categoria que estava posicionada em frente a Câmara, após o encerramento da sessão a PM foi acionada para proteger a saída dos vereadores do interior da  Casa. Os professores ameaçavam jogar ovos nos parlamentares que votaram a favor do Projeto de Lei e ficaram acuados dentro da Casa.