quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Três deputados federais maranhenses são réus em processos criminais  


Levantamento divulgado nesta quinta (28) pelo portal de notícias G1, mostrou que três deputados federais maranhenses que tomaram posse na Câmara Federal são réus em processos criminais. Ao todo, 50 parlamentares réus no país – o que representa 10% do total de parlamentares na Câmara (513) estão na mira da Justiça.
Ex-prefeito de São José de Ribamar o deputado Gil Cutrim responde por crime da Lei de Licitações, peculato e formação de quadrilha. O processo corre na 2ª Vara Criminal de São José de Ribamar e o deputado ainda não foi citado para apresentação de defesa. Ao G1, o parlamentar  disse que o “convênio foi devidamente executado e prestado contas do mesmo”.
Outro que também está respondendo é Josimar do Maranhãozinho. O parlamentar é acusado por furto qualificado por permitir o transporte ilegal de madeira extraída da reserva indígena do Alto Turiaçu durante o período em que foi prefeito do município de Maranhãozinho e por captação ilícita de sufrágio. Os processos correm na Justiça Federal e 96ª Zona Eleitoral do Maranhão. Josimar afirma ser inocente em ambas as acusações.
O terceiro parlamentar que responde a processo é Junior Lourenço. O deputado é réu em dois processos por ter supostamente cometido crimes da Lei de Licitações, além de responder a um terceiro por abuso de poder econômico e político. Ao G1, o parlamentar afirmou que “não foi intimado para prestar esclarecimento sobre os fatos em questão em nenhum dos processos identificados”.