quarta-feira, 12 de junho de 2019

Pesquisa Eleitoral 


Por: Mário Assunção
Faltando mais de um ano para a eleição municipal, qual a importância de pesquisas nesse momento? As pesquisas são formas científicas para avaliar a intenção das pessoas sobre determinado tema, e vem sendo bastante utilizadas para balizar as estratégias políticas das pessoas e partidos. 
Faltando bastante tempo para as eleições e com cenário eleitoral bastante indefinido, as pesquisas que importam são as qualitativas, que irão apresentar um perfil de candidato que a população vislumbra e quais as principais áreas que o eleitor necessita de intervenção do Poder Público para o futuro candidato montar sua plataforma de governo.
Como dizem os mais experientes na política, uma pesquisa reflete a fotografia do momento e, faltando muito tempo para a eleição, medir a intenção de voto não irá, em hipótese alguma, refletir a vontade do eleitorado em outubro de 2020.
Por conseguinte, outra informação importante na pesquisa é a rejeição do pretenso candidato, que impede sua ascensão no decorrer do período eleitoral. Voltaremos a tratar desse tema nas próximas colunas!