quinta-feira, 11 de março de 2021

Vereador Mario Assunção propõe que escola também seja uma atividade essencial 


Último orador do pequeno expediente da sessão ordinária remota da Câmara Municipal de Caxias (CMC), na última segunda-feira (8), o vereador Mário Assunção (Republicanos) explanou para seus pares duas situações que refuta, atualmente, como da mais alta importância para o município: o funcionamento das escolas municipais e o relacionamento dos políticos da cidade com o Governo do Estado do Maranhão. Ele pediu que as escolas também seja incluídas entre as atividades hoje consideradas essenciais.

Iniciando sua argumentação, enfatizando o funcionamento das escolas municipais, o parlamentar lembrou que tinha o mesmo entendimento defendido momentos antes pelo colega vereador Ximenes (Republicanos), no sentido de que as escolas municipais, que estão paradas ou trabalhando em atividade remota, voltassem a funcionar o mais rápido possível em modo presencial.

"Nós, que somos os autores, os propositores das leis, como é que nós vamos justificar que estamos deixando bares e restaurantes abertos e mantendo as escolas fechadas? As pesquisas técnicas, diante do quadro da pandemia, demonstram que as escolas são pontos de contaminação mínima, ao contrário do que ocorre, por exemplo, nas academias de ginástica, nos restaurantes, onde tem música ao vivo, nos bancos?! Por que, em vista disso, a gente vai penalizar nossas crianças, por que vamos contribuir para que sejam apelidadas de geração covid, que vai ser a geração a ser prejudicada dois anos sem aula?!", indagou.

Lembrando o que costuma dizer o vereador Catulé (Republicanos), decano da CMC, de que a Câmara é a caixa de ressonância da cidade, e como tal não pode ficar omissa diante de certas situações, Mário Assunção ressaltou que os parlamentares caxienses têm que repensar esse hiato na área da educação, por causa da pandemia. Por sua iniciativa, informou que já estuda e trabalha a confecção de um projeto de lei para incluir as escolas públicas municipais no seleto grupo das atividades consideradas essenciais no município, para que os pais possam escolher.

No entendimento do vereador, o problema é mais intenso zona rural. "Imaginem vocês, lá no interior, onde um pai de família, às vezes, não tem nem uma bicicleta para deixar o filho na escola, que depende do transporte escolar. Como é que ele vai pegar as atividades para o aluno estudar? Ele também não tem acesso à internet. Como é que esse aluno vai assistir aula remota?", ressaltou, explicando que por causa dessas dificuldades praticamente não houve aulas no ano passado. "E neste, nós vamos cometer o mesmo erro, privando nossos alunos, nossas crianças?. Acho que precisamos nos unir, conversar com o prefeito Fábio Gentil, com a secretária Ana Célia, para podermos dar uma melhor resposta à sociedade de Caxias", continuou.

Aliança com o Governo do Maranhão

Mário Assunção salientou, em seguida, que tem ouvido algumas pessoas falarem mal do relacionamento do Governo do Maranhão com Caxias. "Todo governo tem erros e acertos. Mas nós não podemos de forma nenhuma condenar o Governo do Estado, o mesmo governo que é aliado do prefeito Fábio Gentil. Nós vimos nessa semana o prefeito em São Luís, comemorando o convênio para que o Governo do Maranhão assuma 20 leitos de UTI no Hospital Geral de Caxias. Nós temos um convênio com a Maternidade Carmosina Coutinho, que ajuda no fornecimento dos insumos para a maternidade funcionar," frisou.

E, continuando: "Claro que você não pode consertar e corrigir tudo de uma vez só. Claro que nós temos agentes políticos aqui em Caxias que tentam a todo custo melar o relacionamento do prefeito Fábio Gentil com o governador Flávio Dino. Mas nós não vamos cair nessa balela, até porque a eleição passou. Hoje você dizer que não vota em a ou em b. Isso não existe, a eleição é só no próximo ano! Como dia dizia o saudoso senador Alexandre Costa: na política, meus amigos, a gente só não viu homem parir, mas já viu até entojar!".

Prosseguindo: "Imagine dizer que não vota em a ou em b, se daqui ao ano que vem ele faz parte do mesmo grupo que nós defendemos. Temos é que seguir o nosso grupo, largar a política partidária de mão e defender só povo da nossa cidade, do nosso Estado. Temos que nos unir para que o prefeito tenha os meios de ir lá no governo estadual dizer o que está certo para nossa cidade. E não é dessa forma, atacando o governador, que iremos conseguir resolver os problemas da segurança pública, da saúde, enfim, de todos os órgãos do nosso município".

Durante sua exposição, fazendo uma exortação às comemorações pela passagem do Dia Internacional da Mulher, saudando-as, ele pediu que os colegas dispensassem as formalidades de praxe e aprovassem um projeto de lei de autoria da vereadora Ângela Machado (PTC). O projeto de lei da vereadora, aprovado por unanimidade ao fim da sessão, elegeu o Dia Internacional da Mulher como a data em que se passará a comemorar, em Caxias, o Dia da Mulher Empreendedora Caxiense.

Mário Assunção pediu ainda que a mesa diretora tomasse providências contra os parlamentares que durante as sessões remotas ficam absortos olhando lives, trocando mensagens nas redes sociais e outras coisas de interesse pessoal, enquanto os colegas fazem suas colocações no interesse maior da comunidade.

Ascom/CMC