quinta-feira, 11 de março de 2021

Prefeitura de Caxias fomenta setor Industrial e Agroindústria será implantada no município 

A Prefeitura de Caxias está em avançadas tratativas para a implantação de uma Agroindústria, uma Fecularia, que utiliza a Fécula como matéria-prima, para a fabricação de centenas de produtos à base da Mandioca. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e o representante do empreendimento pernambucano que será implantado no município, estiveram reunidos nessa quinta-feira (11), para alinhar um cronograma de trabalho, que faz parte de uma parceria entre o setor público e o setor privado, que vai beneficiar também a agricultura familiar do município de Caxias (MA).

“A gente pretende desenvolver uma agroindústria de Fécula, uma Fecularia. A gente veio apresentar ao prefeito o projeto. Já sondamos em todo o estado do Maranhão, mas a cidade de Caxias é a cidade que a gente gostaria de se instalar. Estamos apresentando à Prefeitura as alternativas que a gente tem. Vamos dar os passos para viabilizar esse empreendimento aqui para Caxias (MA)”, adianta Rodrigo Dantas, empresário.

“São recursos que irão direcionar os investimentos principalmente aos agricultores. As cervejarias estão fabricando suas cervejas à base de mandioca, e a nossa produção será ampliada. Os nossos agricultores irão trabalhar, para que tenham a certeza de que a sua produção será adquirida pela empresa. Nós abrimos a primeira roda de conversa. É um investimento muito importante ao município de Caxias, com um projeto de imediato junto ao governo do Estado que dará todo o suporte necessário. E, os empreendedores que já querem de imediato verificar a área para implantar uma grande indústria, já podem conversar com os agricultores o mais rápido possível, para que eles possam se preparar. Para que no próximo ano, a gente tenha a produção da Fécula, o mais rápido possível”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).


A gestão municipal, ao articular este investimento, quer ingressar na rota do desenvolvimento aliado à sustentabilidade, mas também pensando na competitividade econômica. A Prefeitura quer trabalhar o investimento agroindustrial, abraçando a agricultura familiar como uma das principais parceiras no desenvolvimento do município.

O prefeito Fábio Gentil, lembra que este investimento colabora ainda, para dar uma resposta à sociedade, e sinalizar esperanças para os caxienses como saída sustentável do ponto de vista econômico, aliado à responsabilidade ambiental, diante do contexto da pandemia, que está impactando na atividade econômica urbana e rural.

“A agroindústria de Fecularia, é uma indústria que demanda muita mão de obra. Então, ela deve gerar não diretamente, mas no campo um grande número de empregos. Isso movimenta o posto, o hotel, o restaurante e, a agricultura familiar. E, esse projeto tem uma âncora da Ambev, da Cerveja Magnífica.

“Tenho certeza que o nosso estado é bem promissor nesse aspecto, cabia ao município trabalhar esse conjunto para que a gente pudesse alinhar esse conjunto: Governo do Estado, Prefeitura, população e empresa. Agora é continuar trabalhando para que esse sonho se torne realidade o mais rápido possível”, afirma Fábio Gentil.