terça-feira, 9 de agosto de 2022

Partido Progressista aparece com 19 nomes para disputa na Câmara Federal, veja quem tem chances 

PP é o partido que mais se aproxima de eleger duas cadeiras na Câmara Federal de forma direta. O  problema é que não pode haver desistencia entre os nomes que registraram candidaturas 

O Partido Progressista no Maranhão, antigo PP, registrou 19 nomes para disputa de cadeiras na Câmara Federal, desses, 06 (seis) mulheres 13 (treze) homens junto ao sistema de candidaturas da Justiça Eleitoral.

A sigla possui seis bons puxadores de votos: André Fufuca, Amanda Gentil, Fred Campos, Allan Garces, Dr. Magno Bacelar e Remy Soares. Todos os outros são considerados buchas.

Mediante o prognóstico do Blog do Domingos Costa, o Progressista possui algo em torno de 260 mil votos entre os puxadores de votos e mais 50 mil dos “buchas”, totalizando de 310 mil.

Na matemática eleitoral esse número é dividido por cerca de 180 mil – quociente eleitoral (votos válidos pelas 18 cadeiras da Câmara Federal), de forma que o Partido Progressista deve fazer 01 (um) deputado de forma direta, restando ainda muitos votos de sobra.

E numa visão mais otimista, caso os candidatos transcendam as expectativas, o PP poderá eleger dois deputados de forma direta.

– E MAIS…

“Buchas” num processo eleitoral, são aqueles candidatos sem a mesma força de um político de mandato. São relativamente mais “fracos”, servem unicamente para contribuir a fim de alcançar o quociente eleitoral e, assim, reeleger quem já possui o cargo eletivo e/ou detêm poderio financeiro maior – aqueles considerados mais fortes.

E que fique claro: o ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.

Transcrito do Blog do DC