quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Patrulha Maria da Penha reforça combate à violência contra a mulher 

Acolhimento, segurança e garantia da dignidade à mulher vítima de violência. A atuação da Patrulha Maria da Penha se consolida como uma das mais importantes ferramentas para o combate, prevenção e controle a crimes contra a mulher. O Maranhão conta com 13 grupamentos destes, implantados estrategicamente em regionais que alcançam mais de 40 municípios e adjacências. A ação do Governo do Estado é uma referência na proteção das mulheres.

“A Patrulha Maria da Penha realiza um atendimento humanizado e acolhedor, que não julga e nem revitimiza as mulheres. O Governo do Estado vem promovendo investimentos com a expansão desse importante grupamento militar para proporcionar a mais mulheres maranhenses o devido atendimento qualificado da segurança pública”, pontua a subcomandante do Comando de Segurança Comunitária, capitã Camila Santos.

Desde 2017, a Patrulha Maria da Penha soma 42 mil atendimentos em todo o Maranhão. Destes procedimentos, 580 são prisões por descumprimento de medida protetiva.

A Patrulha Maria da Penha atua no atendimento e acompanhamento das mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica e familiar, detentora de medidas protetivas de urgência, deferidas por autoridade competente, fiscalizando o cumprimento desta. Para cumprir essa missão, realiza policiamento ostensivo e preventivo, com atendimentos diários por meio de visitas, rondas e contatos telefônicos.

As Patrulhas Maria da Penha atuam sob coordenação setorial do Batalhões de Polícia Militar (BPMs). Estão presentes em São Luís, atendendo as cidades da Grande Ilha – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. E no interior, em Presidente Dutra, Barra do Corda, Pindaré, Pinheiro, Açailândia, Pedreiras, Imperatriz, Timon, Caxias, Itapecuru, Balsas, Bacabal, Presidente Dutra e Barra do Corda.

Foto: Divulgação